Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia já tem Brigada Verde

Nesta sessão, a brigada verde, constituída por escuteiros locais, guias, associações de pais e comunidade local, instalou hotéis para insetos e a plantação de flores nos canteiros das escolas.

Briteiros-São-Salvador-e-Briteiros-Santa-Leocádia-brigada-verde-barra

Decorreu no sábado, dia 25 de março, a inauguração da Brigada Verde da união de freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia de Briteiros, na escola básica de Igreja e na escola básica de Serrado.

© Direitos Reservados

A nova Brigada Verde procedeu à construção e instalação de hotéis para insetos e plantação de flores nos canteiros das escolas, numa atividade denominada HaBEEtat. A HaBEEtat pretende a sensibilização da população para a importância dos insetos polinizadores e para a necessidade de interromper o seu declínio.

Este projeto surge em linha com a estratégia de Guimarães para os polinizadores, que tem sido levada a cabo através do projeto Poliniza-TE, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. Este projeto torna possível a avaliação e monitorização do estado de conservação e tendências das populações de polinizadores, tendo já resultado na publicação do Guia dos Insetos Polinizadores de Guimarães.

O presidente da junta da união de freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, Diogo Costa, destacou a participação dos escuteiros de S. Salvador e Santa Leocádia, as Guias, as associações de pais e membros da comunidade local, evidenciando a abertura da iniciativa a todos os interessados em contribuir para a preservação do ambiente local. O autarca abordou a importância de ser criada “uma rede, à semelhança do que acontece com a rede social, para o ambiente, com as outras Brigadas Verdes”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a proximidade entre a junta de freguesia e o executivo da câmara na luta pela proteção do ambiente e pela promoção da sustentabilidade, referindo a importância da conexão entre as várias brigadas verdes, “que se inserem no desígnio de Guimarães”, tendo “a defesa da natureza como guia na definição das políticas públicas”.

Na sua intervenção, reconheceu que a educação é um “fator chave para a mudança”, referindo como exemplo o programa de educação ambiental Pegadas, no qual a Comissão Europeia já demonstrou que é uma boa prática que merece que seja replicado em todos os estados membros.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES