Calvos e Serzedo: Padre Albino Fernandes Meireles afastado do sacerdócio

Albino Fernandes Meireles, pároco de Calvos e Serzedo, está agora afastado do sacerdócio, avança o Correio da Manhã. Com 44 anos, desempenhava funções nestas freguesias do concelho de Guimarães deste 2018. A denúncia relativa a este pároco terá sido feita por uma mãe, em 2019, à arquidiocese de Braga, sendo referente aos seus filhos menores.

© Direitos Reservados

Este é um dos nomes contemplados na lista elaborada pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

Recorde-se que o D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, recebeu, em envelope fechado, uma lista com os oito nomes de alegados abusadores, referidos nos testemunhos recolhidos.

Depois de uma averiguação inicial, foi possível concluir que três dos nomes referenciados correspondem a sacerdotes já falecidos, um dos nomes “não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito”, um dos nomes diz respeito a um sacerdote que “foi alvo de um processo civil, tendo sido absolvido”, um nome corresponde a um sacerdote que “foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor”, um outro nome corresponde a um agente pastoral, que por falta de elementos de identificação não foi ainda possível identificar, estando em curso diligências nesse sentido.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?