CÂMARA ADQUIRE NOVA VIATURA DE RECOLHA DE RESÍDUOS URBANOS

O Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães recebeu ontem, 03 de novembro, uma nova viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos, a terceira no atual mandato presidido por Domingos Bragança, com o objetivo de melhorar a eficácia do serviço de gestão de recolha de resíduos em Guimarães, além de diminuir igualmente a média do tempo de vida dos veículos disponíveis.

Representando um investimento da Autarquia no valor de 159.162,00 euros (num total próximo dos 500.000 euros neste mandato), a aquisição desta viatura, com uma capacidade de carga de 15m3, integra uma frota composta por 14 veículos destinados à recolha de resíduos em todo o Município, cujo plano de renovação teve início em 2014 e permitiu a imobilização de equipamentos envelhecidos datados de 1989, 1995 e 1996. Esta nova viatura cumpre a norma europeia sobre emissão de poluentes (Euro 6), estando dotada de caixa de carga com sistema de elevação de contentores de resíduos normalizados de 800, 1000 e 1100 litros.

«Assumimos o compromisso de adquirir um veículo por cada ano do atual mandato, o que permitirá realizar um trabalho muito mais eficaz e eficiente na recolha de resíduos. Temos circuitos e frequências muito grandes, tendo em conta a vasta dimensão do nosso território, e este investimento, que já é muito significativo por parte da Autarquia, será extraordinariamente útil no processo de modernização da frota existente e na diminuição do tempo de vida do nosso material circulante», considera o Vice-Presidente Amadeu Portilha, com competências delegadas nesta área.

Características do novo veículo

Configurada eletronicamente para uma velocidade máxima de 70 km/h, a nova viatura do Município utiliza um motor com uma cilindrada de 8 litros, uma potência de 320cv e elevado binário, o que permite incrementar padrões de eficiência energética na recolha de resíduos e reduzir o consumo de combustível. Dispõe também uma seleção de caixa de velocidades com acionamento automático (sem pedal de embraiagem), o que reduz o esforço despendido pelo motorista, que já não necessita de pressionar constantemente o pedal de embraiagem, movimento efetuado centenas de vezes durante a realização de um circuito.

O sistema de travões é dotado de discos nas quatro rodas, com gestão eletrónica, designadamente pela inclusão de ABS – sistema anti-bloqueio das rodas, ESP – programa eletrónico de estabilidade e sistema auxiliar de arranque em subida. A caixa de recolha dos resíduos sólidos urbanos possui uma capacidade superior a 15m3, cumprindo a norma EN1501-1, incluindo, entre outras, a iluminação da zona traseira de trabalho, a sua visualização através de um sistema de vídeo e um conjunto de botoneiras de paragem de emergência.

Foto: CMG

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?