Câmara Municipal reuniu com clubes para falar de sustentabilidade ambiental

“Estão todos convocados para o programa Guimarães Desporto Carbono Zero", o desafio foi lançado pelo vereador do Desporto no município, Nelson Felgueiras.

barra desporto carbono zero

Programa “Desporto Carbono Zero” foi apresentado como pioneiro em Portugal e será implementado em Guimarães.  Apoios financeiros da autarquia para o desporto passam a contemplar os clubes com projetos na área da sustentabilidade ambiental.

O Clube Desportivo Xico Andebol, que tem já a ser implementado o seu Plano de Sustentabilidade, foi destacado como um exemplo a seguir.  

© Direitos Reservados

“Estão todos convocados para o programa Guimarães Desporto Carbono Zero”, o desafio foi lançado pelo vereador do Desporto no município, Nelson Felgueiras, numa sessão pública com os representantes dos clubes vimaranenses, que decorreu na passada quinta-feira, dia 27, no Multiusos de Guimarães.

Nessa sessão foram apresentadas as principais linhas de orientação para um caminho que pretende ser um “contributo determinante para alterar o ecossistema de sustentabilidade ambiental no desporto em Guimarães, envolvendo os clubes, os dirigentes, atletas e até alargar à comunidade em geral”.

O Laboratório da Paisagem — com a presença da Universidade do Minho e UTAD – foi apresentado também como um parceiro estratégico na elaboração dos programas e projetos a realizar pelos clubes.

© Direitos Reservados

O vereador do desporto evidenciou quatro eixos principais para o desenvolvimento deste programa “Desporto Carbono Zero”.

O primeiro passo é a elaboração de um Plano de Sustentabilidade adaptado à realidade de cada clube, em parceria com o Laboratório da Paisagem. “Com o apoio de técnicos e especialistas nesta área, vamos começar por elaborar um plano para todos os clubes de Guimarães”, revelou. Entretanto, será disponibilizado um software de gestão ambiental numa plataforma informática, desenvolvido especialmente para este efeito, que vai permitir aos clubes monitorizar a evolução de cada plano e decidir o que têm a melhorar de acordo com esse plano.

Seguem-se ações de formação e consciencialização para “acelerar a transição verde”, dirigida aos dirigentes, treinadores e atletas, promovendo o envolvimento dos cidadãos, num processo que “exige a participação dos clubes” e será sempre “evolutivo” a fim de atingir ainda a meta da neutralidade climática até 2030.

A Câmara Municipal de Guimarães orientará o programa de financiamento aos clubes desportivos que estejam a cumprir estes objetivos, através da monotorização feita na plataforma onde constará os planos de sustentabilidade ambiental e as metas a atingir.

Neste momento, já foi submetida uma candidatura do “Desporto Carbono Zero” à União Europeia, através de linha de apoio para este tipo de programas, que visa o reconhecimento a nível internacional de uma boa prática ambiental.

O vereador do Desporto da Câmara de Guimarães destacou a “capacidade do Desporto em inspirar os jovens para a participação ativa nos projetos da comunidade”, considerando ainda o poder do Desporto é “essencial para promover a consciencialização e o envolvimento dos cidadãos, de todas as idades, nomeadamente na proteção do ambiente”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES