CAMPA DO PADRE GASPAR RORIZ ESTÁ AO ABANDONO

A campa do Padre Gaspar Roriz, autor da letra do Hino de Guimarães, no cemitério municipal tem uma placa a informar que se encontra “Abandonado”. No mesmo local podemos encontrar uma placa de homenagem da Câmara Municipal de Guimarães indicando o Padre como um “Bom Vimaranense” e um edital assinado pela vereadora dos Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, referindo que “após competente vistoria foi considerado aparentemente abandonado”, com data de 21 de maio.

Câmara vai requalificar o jazigo

O município comunicou, através do edital, que os familiares têm 60 dias para provar o concessionário do jazigo. Caso isso não aconteça, a Câmara Municipal pode reivindicá-lo, “sob pena de ser declarado prescrito”. Fonte da autarquia vimaranense explicou que já foram feitas “múltiplas tentativas” para encontrar os herdeiros, mas sem sucesso.

A mesma fonte garantiu que a “Câmara não vai deixar a campa desagradar-se”, estando previsto a requalificação da mesma, caso nenhum familiar reivindique o jazigo, “pois o município não pode intervir sem autorização”.

Padre Gaspar Roriz foi uma das figuras incontornáveis das primeiras décadas do século XX em Guimarães, o autor da letra Hino da Cidade de Guimarães e o mentor Marcha Gualteriana. Nascido na rua de D. João I, o sacerdote foi um dos grandes animadores das festas dos estudantes de Guimarães dedicadas a S. Nicolau e dedicou-lhes também o Auto da Saudade, que compôs em 1920.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?