Candidatura aprovada para implementação da recolha seletiva de biorresíduos em Guimarães
A data para o início da recolha seletiva dos biorresíduos em Guimarães foi antecipada, dado que a obrigação da recolha seletiva de biorresíduos será a partir de dezembro de 2023, implementando este projeto já no segundo semestre de 2021.
A data para o início da recolha seletiva dos biorresíduos em Guimarães foi antecipada, dado que a obrigação da recolha seletiva de biorresíduos será a partir de dezembro de 2023, implementando este projeto já no segundo semestre de 2021.
A candidatura “Implementação da Recolha Seletiva de Biorresíduos em Guimarães” foi aprovada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no Eixo Prioritário: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos na Categoria de Intervenção: Resíduos.
A operação tem um investimento total de 832.931,40 € com a contribuição do Fundo de Coesão de 500 mil euros, com início no segundo semestre de 2021 e finalizando no primeiro semestre de 2023. O financiamento prevê a aquisição de contentores, viaturas especificas para a recolha desta fração e uma grande componente de comunicação e sensibilização.
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, realça a importância deste financiamento e destaca o caminho definido por Guimarães na estratégia ambiental. “Guimarães quer ser pioneira neste processo da recolha de resíduos orgânicos, com o propósito de separar esta fração nas habitações e restaurantes onde há maior produção deste tipo de resíduos”, pode ler-se em nota enviada às redações.
A Implementação da Recolha Seletiva de Biorresíduos em Guimarães será realizada através da criação de circuitos de recolha específicos para esta fração de resíduos e será promovida na área abrangida pelo Sistema PAYT, e nas freguesias mais urbanas do Município e que inclui maior densidade de utilizadores, designadamente, restaurantes, hotéis/ alojamentos, superfícies comerciais – que constituem relevantes produtores de resíduos biodegradáveis – abrangendo um total de 51 mil habitantes.
A área de intervenção é constituída pelas seguintes freguesias: União de Freguesias de Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião, Creixomil, Azurém, Urgezes, Fermentões, Costa, Ponte, Mesão Frio e Caldelas.
“A operação da recolha da fração orgânica dos resíduos visa essencialmente a separação dos resíduos verdes dos cortes e podas de jardins públicos e a criação de circuitos de recolha de verdes (dos jardins públicos dos cemitérios municipais e de privados, através de agendamento)”.
O programa contempla, entre outros, a implementação da recolha seletiva de biorresíduos em todos os utilizadores domésticos das freguesias da zona de intervenção, através de contentores de pequena dimensão (10 L) para recolha por sistema porta a porta e em todos os utilizadores não-domésticos produtores de resíduos biodegradáveis, através de contentorização de maior capacidade (25 e 45 L). Está previsto ainda a colocação de contentores enterrados em locais onde não é possível a recolha porta a porta, com sistema PAYT integrado, para a separação da fração orgânica.
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