Cerimónia de certificação irá decorrer esta sexta-feira, 01 de julho, na Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa.
Esta sexta-feira, dia 1 de julho, às 16h00, A Oficina, entidade promotora das Cantarinhas dos Namorados de Guimarães, irá realizar a cerimónia de certificação desta produção emblemática na Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), no stand do organismo responsável pela sua certificação, A.CERTIFICA.
A Cantarinha dos Namorados de Guimarães é um produto artesanal com características únicas no plano de produção da olaria portuguesa, nomeadamente na sua forma e decoração. A certificação “é um passo essencial para a sua salvaguarda e projeção futura”.
No século XIX, a “cantarinha” começou a ser valorizada “pelas elites por representar a arte popular vimaranense e por se enquadrar no espírito bucólico vivido na época”, pois conseguiu perpetuar-se como “um importante testemunho material deste período, fértil em mudanças políticas, económicas e sociais” Desde então, passou a ser romanceada e conotada com os quadros representativos do pitoresco, da rotina da mulher que vai à fonte com um cântaro especial, oferta de um pretendente.