Capital Verde Europeia 2025: Adelina Pinto revela ambição de “uma candidatura mais madura”

Guimarães irá voltar a apresentar candidatura a Capital Verde Europeia 2025. Na reunião descentralizada do Executivo Municipal que se realizou, esta segunda-feira, no Laboratório da Paisagem, a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto realçou que o caminho é agora mais “exigente”, mas diz que o objetivo passa por uma “uma candidatura mais madura e enriquecedora”. Depois do quinto lugar entre 13 cidades europeias na sua primeira tentativa, em 2020, Guimarães voltará a candidatar-se.

Adelina Paula Pinto, revelou que foram feitas alterações “substantivas da orgânica da candidatura” resultantes do caminho que as próprias cidades vão fazendo. “Certamente estaremos mais bem preparados que em 2017. Aprendemos com os erros, tentamos resolver os alguns dos pontos fracos que estavam assinalados e vamos fazer uma nova candidatura com a consciência que o processo é absolutamente importante neste caminho e sempre com esta ‘cenoura’ de tentarmos chegar lá”, disse em declarações aos jornalistas.

A Presidente da Associação Laboratório da Paisagem fez questão de salientar ainda que, “em nenhum momento houve uma paragem”, houve sempre “maturidade e análise” às candidaturas de outras cidades, nomeadamente as que ganharam. “Hoje o caminho é mais exigente e, consequentemente, irá exigir mais de nós. Aquilo que temos de fazer é olhar para o nosso território, observar aquilo que temos consciência que não está bem feito e melhorar”.

Para terminar, a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou o papel da Laboratório da Paisagem neste processo de candidatura a Capital Verde Europeia. “Tem neste momento duas valências: investigação e desenvolvimento. Elas correspondem a muitas das questões dos indicadores que estão na candidatura e é aqui também que está centralizado todo o trabalho. No fundo, representa a simbiose necessária entre os serviços do município, as universidades e entre o laboratório onde tem esta atividade de investigação e desenvolvimento de projeto”, finalizou.
 

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?