Capitão Menezes passa testemunho na UNAGUI: “Realizei o sonho, o sonho da minha vida”

José Menezes agradeceu pelos “momentos muito gratificantes, pelos convívios, passeios, jogos e sobretudo os laços de amizade que jamais serão quebrados”

Unagui barra

Foi num tom emocionado que José Menezes se dirigiu na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, à plateia que preencheu o auditório da Universidade da Terceira Idade de Guimarães, na tomada de posse dos novos órgãos sociais.

“Não é uma despedida da UNAGUI, porque esta instituição viverá sempre no meu coração”, disse, num momento que caracterizou como o de “dar lugar aos mais novos na gestão diária” da UNAGUI, depois de 28 anos em que a ela se dedicou.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

José Menezes agradeceu pelos “momentos muito gratificantes, pelos convívios, passeios, jogos e sobretudo os laços de amizade que jamais serão quebrados”, lembrando também os períodos mais “stressantes” que o levaram até a sofrer um “burnout”.

“Realizei o meu sonho, o sonho da minha vida. Muito obrigado por tudo o que vivemos e aprendemos juntos”.

José Inácio Menezes

José Menezes, no seu discurso, disse que “o sucesso da UNAGUI deve-se a todos”, a todos os que foram “capazes de abraçar os nossos projetos”. Para o “Capitão Menezes”, como é conhecido, a história da instituição é “digna de ser contada, e os livros serão testemunho de tudo o que fizemos para memória futura”.

O dirigente, que se manterá na UNAGUI como presidente da mesa da Assembleia Geral, desafiou os presentes a mostrarem “muita vaidade na história da UNAGUI, que todos juntos criamos. E divulguem-na, com orgulho, sempre”.

O “Capitão” terminou com uma “frase vulgar mas sentida”, referindo: “Deixo-vos uma parte de mim, levo uma parte de vós”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgão sociais, o município fez-se representar por Paula Oliveira, vereadora da ação social e Adelina Paula Pinto, com responsabilidades na educação.

Paula Oliveira manifestou uma “gratidão profunda pelo trabalho desenvolvido pelo Capitão Meneses”. Para a vereadora, foi um “trabalho de equipa mas com a marca de um líder muito forte, que de uma forma voluntária se entregou de corpo e alma a esta casa, a esta família que é a UNAGUI”.

Quanto aos novos órgãos sociais, desejou que continuem a “cumprir os designíos da Unagui na nossa comunidade”, acrescentando que “se fazia sentido esta casa, durante todos estes anos, e estamos muito gratos e é um orgulho para Guimarães e para o país, ainda faz mais nestes tempos ainda difíceis de pandemia”.

Paula Oliveira destacou  o trabalho de “combate ao isolamento”, de pessoas que acabam a sua carreira profissional ativa mas “têm muito ainda para dar à comunidade”, e no trabalho de “diálogo com os mais jovens, perpetuando a memória e as tradições”. O concelho “precisa muito da UNAGUI” e as pessoas, “independentemente da sua idade, devem continuar a procurar o seu bem estar e a sua felicidade”, terminou.

Os Novos Órgãos Sociais

A nova direção é agora composta por António Jorge Extremina (presidente), e pelos diretores Arnaldina Lopes, Joaquim Salgado Almeida, João Ribeiro Dias e Hermenegildo Encarnação.

José Inácio Menezes assumiu a presidência da Assembleia Geral, Maria Isabel Portilha é vice-presidente e Vera Liliana Fontes a secretária.

Já o conselho Fiscal é agora presidido por António Teixeira Salgado, Maria Domingas Carvalho e Olimpia Celeste Andrade.

Em 21 de Fevereiro de 1997, à UNAGUI – Cooperativa Social e Cultural de Guimarães,  foi concedido o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES