Catálogo ilustrado abre as páginas de um percurso poético pelas lojas de comércio tradicional

A partir de um catálogo ilustrado, a artista Marina Palácio irá levar os vimaranenses, nos próximos dias 14, 15 e 16 de outubro, num percurso de descoberta da poesia escondida de alguns estabelecimentos comerciais de Guimarães como a Loja do Júlio, a Barbearia Londres, a Loja Manuel Joaquim, a Casa Ferreira da Cunha e a Frutaria Lisboa. Este percurso “intemporal, literário e performativo”, em que os próprios comerciantes partilham os seus produtos únicos e outras curiosidades, tem ponto de partida na Loja Oficina (LO), em pleno centro histórico, e é aberta à participação de todos mediante inscrição prévia.  

© Joana Meneses/Mais Guimarães

Nos dias 14 e 15, esta atividade integrada na programação da Casa da Memória de Guimarães (CDMG) terá sessões às 10h00 e às 15h00, destinadas ao público escolar e instituições do concelho de Guimarães. Já no dia 16, a sessão, que tem início às 10h00, é aberta a todo o público.

Criado e orientado por Marina Palácio, “Catálogo Poético de produtos únicos (e outras curiosidades) do Comércio Tradicional de Guimarães” é um percurso em que a natureza, os livros e a leitura vão estar presentes, seguindo o desejo da artista de envolver a Biblioteca Municipal Raul Brandão através da disponibilização de várias edições com estas temáticas que estarão dispostas nos pontos deste itinerário. Serão cinco lojas para descobrir a poesia mais escondida que a artista aspirava incluir neste percurso: Loja do Júlio, Barbearia Londres, Loja Manuel Joaquim, Casa Ferreira da Cunha e Frutaria Lisboa.  

A artista assegura convictamente que “quem procura sempre encontra!”, e é assim que o público encontra relação e confiança, tanto na qualidade como na escolha seletiva dos produtos, neste percurso poético para sentir também as “outras maravilhas” da cidade e dos seus habitantes. 

Durante o período que esteve em residência artística a preparar este novo percurso poético envolvendo algumas lojas de Comércio Tradicional de Guimarães, Marina Palácio constatou que “é sempre maravilhoso como estas pessoas em pouco tempo alinham e confiam”, acrescentando que se trata de uma experiência tão generosa como enriquecedora na partilha das vivências de alguns lojistas que a inspiram criativamente.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?