CATARINA MARTINS: “ESTÁ A OCORRER UM PROBLEMA GRAVÍSSIMO NA ÁGUAS DO NORTE”

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, reuniu esta sexta-feira com os trabalhadores da Águas do Norte, em Guimarães.

“Está a ocorrer um problema gravíssimo na Águas do Norte, de assédio a trabalhadores. A Águas do Norte têm um projeto de despedimento, de rescisões forçadas, e está a assediar os trabalhadores para os deslocalizar vários quilómetros do local onde estão a trabalhar, sem que nada justifique esta deslocalização, e está a usar esta pressão para os obrigar a rescindir os contratos porque os salários que eles ganham, pouco mais que o salário mínimo nacional, não tornam possível pagar os custos desta deslocação, fora as questões familiares”, afirmou Catarina Martins, no final da reunião que decorreu no Círculo de Arte e Recreio.

A coordenadora do Bloco de Esquerda reitera que a Águas do Norte não está a cumprir os seus deveres enquanto empresa pública: “o que está a acontecer aqui é de uma extrema gravidade e as formas de assédio são várias, não só para deslocalizar trabalhadores, mas matérias tão graves como o não cumprimento de matérias básicas sobre a privacidade dos dados dos trabalhadores. É um cenário inaceitável. Acresce que a Águas do Norte estão a fazer o contrário do que deveria fazer uma empresa pública. Nós aprovámos uma lei para a regularização de trabalhadores precários, incluindo os que estão em ‘false outsourcing’, e o que faz a Águas do Norte? Desde o início do ano começou a fazer ‘outsourcing’ para tudo e mais alguma coisa, de uma forma ilegal e desrespeitando a lei de regularização de precários”.

Catarina Martins pede a demissão da administração da Águas do Norte

“Nós achamos que neste momento, sem prejuízo de outras sanções que devam ser aplicadas aos administradores das Águas do Norte, é imperativo que esta administração seja demitida o quanto antes, porque não está a cumprir as mais básicas regras de uma empresa do estado e as mais básicas regras do direito do trabalho”, afirmou Catarina Martins, aos jornalistas, no final da sessão no CAR.

Trabalhadores serão deslocados a 07 de maio

Importa lembrar que os a Águas do Norte vai deslocar, a 07 de maio, os colaboradores para os polos de Barcelos, Fafe, Vila Real e para um local ainda a definir, apesar de a empresa ter um contrato de aluguer com o Vitória até 2021, para um espaço no Topo Sul do Estádio D. Afonso Henriques.

46 colaboradores vão ser deslocados para a ETA de Areias de Vilar (Barcelos), 13 deslocalizados para a ETA de Queimadela (Fafe), quatro deslocalizados para a sede da empresa em Vila Real e 24 para deslocalizar, mas ainda por indicar o novo local.

Segundo a empresa, o “Plano de Reorganização do Locais de Trabalho” tem como objetivo “identificar possibilidades de mobilidade geográfica que contribuam para a melhoria do funcionamento das equipas de trabalho e para redução de custos associados ao arrendamento de instalações e outras ineficiências económicas e de qualidade de serviço”, pode ler-se no documento para colaboradores do Polo de Guimarães que o Mais Guimarães teve acesso.

Na mesma fonte, a Águas do Norte justiça o encerramento do Polo de Guimarães com a “necessidade de agregar equipas de trabalho, reduzindo a atual dispersão, com ganhos em termos de eficiência operacional nas diversas atividades e na gestão integrada de recursos humanos e materiais partilhados”, bem como com os “elevados custos associados ao arrendamento e funcionamento das instalações, dispondo a Águas do Norte de alternativas adequadas em instalações da sua propriedade”.

Recorde-se que a empresa presta serviços no edifício que a empresa mantém alugado ao Vitória, no Estádio D. Afonso Henriques, tendo uma renda mensal de 15 mil euros mais IVA, totalizando cerca de 660 mil euros mais IVA até 2021.

Ao que o Mais Guimarães apurou, alguns funcionários estão descontentes com a medida da empresa, pois asseguram que adquiriram imóveis em Guimarães e tem os filhos matriculados nas escolas vimaranenses.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?