CDU acusa presidentes do Quadrilátero Urbano de “atirar areia para os olhos” das populações

Os presidentes das Câmaras de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, que compõem o Quadrilátero Urbano, estiveram reunidos no passado dia 18 de abril, para defender a construção de um metro de superfície que una estas cidades minhotas.

Os autarcas solicitaram junto da CCDRN e do Eixo-Atlântico dois estudos: um relativo à viabilidade económica do projeto e um segundo sobre os impactos económicos e sociais que esse projeto traria para a região do Minho.

No parecer da CDU, a proposta “vem novamente dispersar a discussão com novos projectos e iludir a necessidade de investimentos há muito reconhecidos como necessários, em torno dos quais já existem estudos técnicos e decisões políticas, incluindo previsão em PDM”.

Em nota às redações, o partido refere que “com esta proposta de opção pelo investimento num metro de superfície em alternativa ao comboio, os presidentes de câmara em causa apenas vieram contribuir para criar mais ruído e confusão”, acrescentando que a proposta da designada ligação por metro “tão-pouco tem qualquer enquadramento ou aferição prévia nos órgãos autárquicos”.

Destacando que “ao longo dos últimos anos, em diversos momentos, por proposta da CDU e de outras forças, vários dos órgãos municipais destes concelhos deliberaram reclamar o investimento nos meios ferroviários”, o partido “reclama, como prioridade, a concretização da ligação ferroviária  directa entre os concelhos de Braga e de Guimarães e, depois o fecho da malha ferroviária com uma linha de concordância para Barcelos”, bem como a “reabertura de linhas ferroviárias encerradas, como a linha Fafe – Guimarães, é uma necessidade que merece igualmente ser acolhida”.

Em comunicado, a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP torna público que os eleitos da CDU na Assembleia da CIM do Cávado e nos municípios de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos vão suscitar esclarecimentos sobre este pronunciamento destes presidentes de Câmara.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?