CDU visita centro cívico das Taipas: Circulação, estacionamento e acessibilidade entre as preocupações

Uma comitiva da CDU - Coligação Democrática Unitária visitou o centro das Caldas das Taipas e conversou com os comerciantes e população.

cdu-taipas-Barra-+G-10-anos

Uma comitiva da CDU – Coligação Democrática Unitária visitou o centro das Caldas das Taipas e conversou com os comerciantes e população. “Numa fase em que se começa a tornar claro para os Taipenses o resultado da intervenção no espaço público, com alterações profundas na circulação automóvel, a CDU procura perceber quais os constrangimentos provocados por estas alterações a quem vive e a quem trabalha neste local”, lê-se em comunicado.

© Direitos Reservados

A apreciação geral é, dizem, “de grande preocupação com as mudanças que foram efetuadas, especialmente por parte dos comerciantes, já profundamente fustigados pelas consequências de uma obra que ultrapassa, vastamente, os prazos prometidos para a conclusão, e que não receberam qualquer apoio para fazer face aos prejuízos”.

De acordo com a CDU, os comerciantes “receiam o fim das suas atividades com o possível afastamento da população do centro da vila na sequência da alteração do trânsito e sem soluções viáveis para o estacionamento, visto que a oferta do transporte público coletivo nesta freguesia e nas freguesias vizinhas não é adequado”.

As principais preocupações que foram transmitidas ao partido foram relacionadas com a circulação, o estacionamento e a acessibilidade. Com a supressão de alguns sentidos e corte da Estrada Nacional, explicam, a circulação é percepcionada como “confusa e labiríntica”. Apesar de sensíveis ao projeto que tem por objetivo tirar os carros do centro, “apresentam dúvidas sobre a concretização das virtudes da intenção e sobre a longevidade do comércio local, com reduzido aparcamento para cargas e descargas o que poderá condicionar a circulação normal”.

Já do ponto de vista dos acessos pedonais e pensando em pessoas com mobilidade reduzida, apontam “a falta de rampas, acessos dificultados aos jardins e serviços que perderam acesso que existia”. A “possível dificuldade do acesso de viaturas prioritárias como ambulâncias e carros dos bombeiros na avenida da República” foi também apontada como preocupação.

Da delegação da CDU fizeram parte, entre outros dirigentes, Mariana Silva, Jorge Freitas e Filipe Machado.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES