Cemitério de Urgezes: 112 novos lugares que permitem “respirar de alívio”

A obra de alargamento do cemitério foi inaugurada esta manhã domingo.

cemitério-urgezes-com-barra

O alargamento do cemitério de Urgezes era algo muito esperado pela comunidade local que, já há vários anos, se via obrigada a recorrer a outras freguesias para enterrar os seus defuntos.

© Mais Guimarães

A obra de alargamento do cemitério foi inaugurada esta manhã de domingo. Tratou-se de um investimento de 240 mil euros, suportado pelo município de Guimarães, que permitiu somar 112 espaços.

A obra arrastou-se durante cerca de um ano e meio, algo que se justifica não só pela pandemia, pelo aumento dos custos da mercadoria, mas também pela escassez de material e pelas condições meteorológicas, que também dificultaram o processo.

Luís Abreu, presidente da Junta de Freguesia, diz agora poder “respirar de alívio”, uma vez que já será possível “dar resposta às necessidades das famílias sempre que necessário”.

“A população está muito agradada com a obra porque já vão poder realizar o luto na sua própria freguesia e não terão que procurar outras soluções”, afirmou o autarca ao Mais Guimarães.

Relativamente ao futuro, Luís Abreu revela que “há outras montanhas para escalar”, como é o caso da finalização das hortas pedagógicas, a ampliação do complexo desportivo dos Amigos de Urgeses e a construção de um centro de dia para idosos.

Reconhecendo que a obra teve “um percurso mais longo e difícil do que o esperado”, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, elogiou o resultado final daquele que foi um projeto “muito bem conseguido”. O autarca vincou a necessidade de continuar a investir neste tipo de reabilitações urbanas, nomeadamente dos cemitérios, uma vez que se deseja que estas sejam espaços que permitam prestar homenagem, honrar a memória e o legado daqueles que já nos deixaram.

A cerimónia de inauguração contou ainda com a presença de Sofia Ferreira e Paula Nogueira, vereadoras das Obras Municipais e Ação Social, respetivamente. A benção do novo espaço esteve a cargo do padre Francisco Carreira.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES