CENTRO JUVENIL DE S. JOSÉ INAUGUROU INSTALAÇÕES DE APOIO FAMILIAR

Foram inauguradas, esta terça-feira, as novas instalações do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Centro Juvenil de S. José.

©  Direitos Reservados

Em comunicado, a autarquia refere que a nova valência oferece resposta ao nível do atendimento social, acompanhamento direto das famílias, treino de competências, educação parental, acompanhamento psicossocial, gabinete de mediação de conflitos e supervisionamento em regime de visitas, bem como, a participação dos técnicos em formações especializadas e a comemoração de eventos comunitários, dirigidos à Família.

Domingos Bragança, autarca vimaranense, destacou a adequação do Centro Juvenil S. José às “respostas necessárias” para os problemas das crianças e famílias, da sociedade contemporânea. “Outrora este Centro Juvenil de São José foi muito importante através das oficinas e em regime de internato dos jovens; na sociedade de hoje as respostas a dar são mais as que estão definidas neste Centro de Apoio à Família e Aconselhamento Parental, cujas instalações estamos hoje a inaugurar. Assim, é através de uma equipa multidisciplinar com competências robustas, fazendo a articulação com as diversas entidades e instituições, nomeadamente, a Escola Segurança Social, Tribunal, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Câmara Municipal e outras, atuar na remoção das causas que provocam os problemas nas crianças e jovens, em especial no seu meio familiar e através do aconselhamento parental e o apoio das diversas instituições promoverem o bem-estar físico e psicossocial de um modo integrado, das crianças e jovens e das suas famílias”.

Na sessão de inauguração, o presidente do Centro Juvenil S. José, Fernando Xavier, destacou “a preservação familiar, a reunificação familiar e o ponto de encontro familiar” como as modalidades desenvolvidas na nova valência. Agradeceu ainda o apoio de várias entidades e mecenas que contribuíram para a remodelação do espaço, assumindo o compromisso de “continuar a corresponder às necessidades já identificadas pela Rede Social concelhia e da comunidade vimaranense, para melhoria da qualidade de vida de todos”, sublinhou Fernando Xavier.

O Centro Juvenil de S. José conta com 104 anos de experiência como instituição de proteção e formação à infância e juventude. Na valência de Casa de Acolhimento, acolhe menores, em situações de risco/ perigo, muitas vezes desencadeadas no seio familiar, pelos progenitores e demais figuras de referência (maus-tratos, negligência, falta de supervisão/ competências parentais, entre outros).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?