CENTRO JUVENIL DE SÃO JOSÉ VENCE PRÉMIO BPI-LA CAIXA

“Family First” é o nome de um projeto inovador que está a ser desenvolvido pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental [CAFAP] do Centro Juvenil de S. José e que foi agora premiado pela Fundação La Caixa. O prémio tem um valor pecuniário de 40 mil euros.

O projeto apresentado foi um dos 24 vencedores,  entre 196 candidaturas de um concurso nacional promovido pelo BPI e a Fundação “la Caixa” dedicado à infância, para apoiar projetos que facilitem o desenvolvimento integral e a saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como o reforço de competências parentais.

No essencial, o projeto visa melhorar a qualidade das instalações do CAFAP, por forma a possibilitar uma melhor intervenção junto das famílias que se encontram em acompanhamento desde Dezembro de 2018, aquando a abertura da nova resposta social do Centro Juvenil de S. José.

As candidaturas submetidas foram avaliadas de acordo com critérios como qualidade, sustentabilidade e relevância, tendo sido premiadas 24 Instituições de cariz social.

As instalações do CAFAP, propostas em sede de concurso, serão dotadas de, pelo menos, um percurso, designado de acessível, que proporciona o acesso seguro e confortável aos utentes com mobilidade condicionada entre o local de entrada no edifício e todos os espaços interiores que o constituem. O corpo principal do CAFAP situa-se a sul do claustro onde estão a decorrer obras de adaptação do seu interior.

O projeto será executado durante 12 meses e a sua implementação iniciou-se com a abertura de portas da nova resposta social, a 3 de Dezembro de 2018.

De modo a corresponder a outros objetivos submetidos a concurso, o projeto irá evoluir com um conjunto de atividades que prevê o cumprimento do Programa de Intervenção e do plano anual de atividades do CAFAP. Esta resposta prevê a prestação de vários serviços (a título gratuito), como por exemplo, atendimento social/ acompanhamento direto (famílias), treino de competências/ educação parental, acompanhamento psicossocial, gabinete de mediação de conflitos e supervisionamento em regime de visitas, bem como, a participação dos técnicos em formações especializadas e a comemoração de eventos comunitários, dirigidos à Família.

Durante a execução do projeto prevê-se que sejam alcançados mais de 600 beneficiários, desde agregados familiares, colaboradores, técnicos e demais pessoas que serão envolvidas no âmbito das iniciativas previstas.

De um modo participativo, o CAFAP privilegia uma atuação junto do meio natural de vida das famílias, ajustando-se às suas especificidades e necessidades, ao nível das funções parentais. A intervenção fomenta um papel ativo e dinâmico da família numa perspetiva de compromisso e de colaboração mútua na estruturação do seu próprio percurso permitindo-lhes conhecimento das problemáticas e dos recursos existentes na comunidade.

O Centro Juvenil de S. José marcou presença na cerimónia de entrega dos Prémios, realizada no dia 24 de julho de 2019 no Centro Cultural de Belém.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?