CERINÓMIAS FÚNEBRES DE MÁRIO SOARES INICIARAM-SE ESTA SEGUNDA-FEIRA

O cortejo fúnebre teve início esta segunda-feira. O funeral realiza-se terça-feira, dia 10.

Mário Soares faleceu no passado sábado, dia 07, aos 92 anos. As cerimónias fúnebres tiveram início esta segunda-feira, dois dias após a sua morte, com o cortejo que levará o corpo do antigo Presidente da República até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde permanecerá em câmara ardente até amanhã.

O cortejo fúnebre iniciou-se por volta das 11h00, com a saída do corpo de Mário Soares da sua casa, no Campo Grande, escoltado por 30 motos da GNR. Seguiu até à Câmara Municipal de Lisboa, onde o caixão foi transferido para uma charrete que é neste momento seguida por uma escolta de honra com 84 cavalos.

A chegada ao Mosteiro dos Jerónimos está prevista para as 13h00, onde o corpo será transportado até à Sala dos Azulejos (aberta a todos os cidadãos) para ficar em câmara ardente das 13h15 até as 24h00.

Esta segunda-feira é também o primeiro dos três dias de luto nacional decretados pelo Governo.

Já na terça-feira, a câmara ardente estará aberta ao público entre as 08h00 e as 11h00. As cerimónias fúnebres continuam a partir das 13h00, com uma sessão de homenagem a decorrer nos claustros do Mosteiro. Por volta das 14h00 o corpo seguirá em direção ao Cemitério do Prazeres, com breves paragens no Palácio de Belém, na Assembleia da República, na Fundação Mário Soares e sede do PS.

A chegada do corpo ao cemitério está prevista paras as 16h00. A urna seguirá então na direção da capela onde haverá um último momento evocativo, em que será novamente ouvida a voz de Mário Soares. Depois será feita uma salva de 21 tiros de artilharia, a partir de uma embarcação da Marinha, no Tejo.

Após a paragem junto à capela, a urna será transportada por militares das Forças Armadas para o jazigo familiar.

Fotos: DR

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?