Chega de Guimarães restaura mural e denuncia benefícios fiscais do Festival Avante
A Concelhia do Chega de Guimarães restaurou um mural que havia sido pintado este fim de semana, no Centro das Taipas, recentemente restaurado e inaugurado a 24 de junho, para promover o Festival do Avante.
A ação, de cariz político, tem como objetivo denunciar os benefícios fiscais atribuídos ao evento, que o partido considera injustos. Apesar de ser um festival legal, o Chega critica o facto de o Festival do Avante “usufruir de vantagens exclusivas, como a isenção de IVA e a realização do evento num terreno que não paga IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)”. Recorde-se que o Festival do Avante acontece nos dias 06, 07 e 08 de setembro na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal.
Na nota de comunicação enviada ao Mais Guimarães, o partido relata que “o Chega tem vindo a contestar estes privilégios há bastante tempo, defendendo a revogação das isenções fiscais concedidas aos partidos políticos.”
O partido já havia apresentado uma proposta no Parlamento para eliminar essas isenções, mas a iniciativa foi rejeitada pela maioria dos partidos, nomeadamente pelo Partido Socialista, Partido Social Democrata, Partido Comunista Português e Livre, enquanto o Bloco de Esquerda optou pela abstenção.
No comunicado, reforçam ainda que “o Chega já apresentou anteriormente um projeto de lei que previa alterar a lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, eliminando várias isenções de que os partidos políticos beneficiam atualmente”, concluem.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.