CIAJG PASSA A FAZER PARTE DA REDE PORTUGUESA DE MUSEUS
A cerimónia de adesão dos cinco museus vai ter lugar no dia 04 de abril, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) vai integrar cinco novas instituições, passando a totalizar 156 membros, segundo um despacho publicado esta quinta-feira, 28 de março, em Diário da República. O Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG), situado na Plataforma das Artes e da Criatividade, é uma das instituições que faz agora parte do RPM.
O documento oficial, assinado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, integra ainda o Museu do Centro Hospitalar do Porto, Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento e o Museu da Saúde, em Lisboa.
A publicação surge dois dias depois de Graça Fonseca ter anunciado que o Governo quer relançar a RPM, com a integração de mais espaços, e reativar o programa ProMuseus, interrompido há vários anos.
No despacho emitido, Graça Fonseca considera que esta credenciação e consequente integração na RPM “constituem fatores de promoção do acesso à cultura e de enriquecimento do património cultural português”.
Os cinco novos museus “preenchem os requisitos legais e reúnem todas as condições” para que possam integrar a Rede de Museus.
De acordo com a página da Direção-Geral do Património Cultural, a cerimónia de adesão dos cinco museus vai ter lugar no dia 04 de abril, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
A Rede Portuguesa de Museus é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre instituições.
A credenciação das instituições consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, “avaliando a realidade museológica portuguesa no respeito pelas diferenças dos museus existentes, com objetivos de reforço da qualidade e da fruição do património cultural português, em toda a sua diversidade e riqueza”, lê-se no ‘site’ da Direção-Geral do Património Cultural.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 13, 2025
O Vitória recorreu às redes sociais para se pronunciar sobre a nomeação de João Pinheiro para o jogo de sábado, onde vai exercer funções de VAR. Em tom de ironia, destaca José Fontelas Gomes, presidente da Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
Fevereiro 13, 2025
Dinis Costa foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão por imputar ao Município despesas em restaurantes e hotéis de forma ilegal.
Fevereiro 13, 2025
Alexandre Leite é o mais recente reforço da equipa de andebol do Vitória SC. O ponta direita assinou um contrato até junho de 2028.