CINCO FREGUESIAS VIMARANENSES INSCRITAS NO CONCURSO ECO-FAMÍLIAS

Freguesias podem implementar o Eco-Famílias XXI até 31 de janeiro de 2019. Estão inscritas cinco freguesias do concelho de Guimarães, num total de 17 a nível nacional.

 

 

Caldelas, Ponte, São Torcato, Silvares e a UF Airão Stª Maria, Airão S. João e Vermil, são as freguesias do concelho de Guimarães que integram o programa Eco-Famílias XXI, no âmbito dos projetos para as Eco-Freguesias desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A necessidade de criar estratégias para maior sensibilização e participação das pessoas nas questões relativas à sustentabilidade da freguesia deu origem à ideia de criar um concurso sobre eco-famílias.

Esta atividade visa, principalmente, envolver e informar as famílias, chamando a atenção para a importância dos comportamentos de cada um no dia-a-dia na construção da sustentabilidade da sua comunidade. Consiste num questionário online que chegará às famílias através de um conjunto de meios a selecionar de acordo com as características de cada freguesia. As respostas ao questionário são confirmadas e avaliadas pela ABAE, sendo depois as famílias “mais sustentáveis” distinguidas de forma simbólica através de prémios, certificados e divulgação.

A participação das freguesias é definida através de um protocolo de direitos/deveres com a ABAE. Caberá à Junta de freguesia alocar alguns recursos para divulgação, prémios e suporte do trabalho técnico de avaliação e à ABAE promover a divulgação da atividade junto da população em geral e do público escolar em particular, gerir a plataforma do concurso e realizar com o apoio de um júri a avaliação das famílias participantes em cada freguesia.

Num total de 17 freguesias, a nível nacional, que já submeteram ao concurso Eco-Famílias XXI destaca-se o facto de cinco pertencerem ao concelho de Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?