CINECLUBE COMEMORA O 60.º ANIVERSÁRIO COM VÁRIAS NOVIDADES

O Cineclube de Guimarães comemora no próximo dia 17 de maio o seu 60.º aniversário e vai assinalar o marco histórico com um conjunto de eventos ao longo do mês.

No dia 04 de maio, sexta-feira, pelas 16h30, vai ser inaugurada a exposição “O Cineclube e a Cidade”, na Sociedade Martins Sarmento. “O Cineclube não se dedica apenas ao cinema, mas também à fotografia e até à música”, começou por dizer Carlos Mesquita, presidente do Cineclube vimaranense, descrevendo o a exposição que inaugura no dia 04: “vai mostrar aquilo que se foi fazendo ao longo dos anos no Cineclube, como é que ele funciona e qual é a sua relação com a cidade”.

No dia do aniversário, 17 de maio, destaque para a sessão “Cinema Paraíso”, pelas 20h00, no Cinema S. Mamede. No dia seguinte, para as 18h30, está marcado o jantar de aniversário. “Gostaríamos de juntar todos aqueles que gostam de cinema, mesmo que não sejam associados do Cineclube”, adiantou Carlos Mesquita.

No dia 25 de maio, pelas 18h30 na Sociedade Martins Sarmento, será lançado o livro: “Cinema e Cinefilia em Guimarães 1895-1957”. Paulo Cunha, membro da direção, explica que o Cineclube percebeu que era necessário fazer uma “recolha documental”, incluindo todos os espaços públicos do concelho de Guimarães onde se faziam sessões de cinema. Segundo Paulo Cunha, “rapidamente se percebeu que não caberia tudo num livro”. O primeiro, com “documentos e fotorafias inéditas, “conta a história de 1895 até 1957, precisamente o ano anterior ao nascimento do Cineclube.

Ainda sem data marcada (até agosto), mas com a promessa de realização, está o livro “Toural”. Segundo Carlos Mesquita, o Cineclube quer mostrar “o Toural das pessoas, vivo, pois falar de uma cidade sem mostrar as pessoas é falar de uma cidade fantasma”, disse. Para o presidente, a “expetativa é que as pessoas gostem”, até porque o livro já foi muito procurado, apesar de ainda não ter sido lançado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?