COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO DOENTE TERMINAM AMANHÃ

A data foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

O Dia Mundial do Doente é celebrado em Portugal através da celebração de missas e de ações que visam sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes. Em Guimarães, numa organização conjunta do Hospital de Guimarães e do Arciprestado de Guimarães e Vizela da Arquidiocese de Braga, foi assinalada a data durante uma semana e culmina neste sábado.

As atividades decorreram no Hospital, na Basílica de S. Pedro e na Igreja de S. Francisco, onde foram celebradas eucaristias e onde decorreram várias palestras e rastreios.

As palestras versaram sobre temas como alimentação e cuidados básicos e preventivos de saúde.

As atividades encerrarão neste sábado, dia 11, na Igreja de São Francisco. Às 10h30 terá lugar o Sacramento da Reconciliação, às 11h00 Eucaristia e Unção dos Doentes Presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

Sendo um importante dia para a Igreja Católica, o dia mundial do doente é consagrado à reflexão e à oração.

Fotos: DR

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?