CarClasse
CarClasse
Comemorações dos 650 anos do Tratado de Tagilde não passam por Guimarães

A Câmara Municipal de Vizela e a Portugal-UK 650 organizaram um conjunto de iniciativas.

tagilde-barra

Comemora-se, este domingo, dia 10 de julho, os 650 anos do Tratado de Tagilde. A Câmara Municipal de Vizela e a Portugal-UK 650 organizaram um conjunto de iniciativas.

© Direitos Reservados

No dia 10 de julho comemora-se a Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor e que ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde em 1372, em Vizela, quando esta pertencia a Guimarães. Considerado o proêmio da Aliança Luso-Britânica, o Tratado de Tagilde, firmado a 10 de julho de 1372, na Igreja de São Salvador de Tagilde, sela uma das mais importantes amizades políticas de Portugal e marca o início da mais velha aliança diplomática do mundo, que perdura até aos nossos dias.

Em Tagilde, o rei D. Fernando I de Portugal firmou com o Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra, um tratado de “amizades e alianças para sempre duradouras” em que prometeram serem “bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros” (Tratado de Tagilde, Artigo Primeiro, 1372).

Nesse local foi depois implantado, a 10 de julho de 1953, um Padrão no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.

Passados 650 anos, o município de Vizela celebra a data com várias iniciativas. Às 11h30 terá lugar a sessão solene comemorativa dos 650 anos do Tratado de Tagilde com a recriação histórica da assinatura do Tratado de Tagilde no Largo da Igreja de Tagilde, que contará com a presença de um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, do embaixador britânico em Portugal, Chris Sainty, da presidente de Portugal-UK 650, Maria João Araújo, e do presidente da união de freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, António Ferreira.

Ainda antes da sessão solene, pelas 10h00, na Sé Catedral de Braga, haverá uma eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, celebração que será cantada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido por Owen Rees.

As comemorações tiveram já início a 1 de julho e estendem-se até dia 15, com iniciativas em Vizela e Braga, mas também Porto, Lisboa e Coimbra.

A Câmara Municipal de Vizela considera esta “mais uma iniciativa potenciadora do enorme património histórico e cultural que o concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES