Comércio de rua rejeita proposta do município para abertura às 08h00

Foto de arquivo

A reunião, solicitada pelo município, que esteve representado pela vereadora Sofia Ferreira, decorreu por videoconferência na manhã desta quarta-feira, 11, e envolveu a Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG), a Associação vimaranense de Hotelaria (AVH) e a Associação de Jovens Empresários de Guimarães (AJEG).




À sugestão do município, de permitir a abertura dos estabelecimentos às 08h00, em vez das habituais 10h00, todas as associações presentes votaram contra, alegando, a presidente da direção da ACTG, Cristina Faria, que esta é uma medida que “beneficia mais as grandes superfícies que o comércio de rua”.

Ao que o Mais Guimarães apurou, as restantes associações manifestaram-se solidárias com a posição da ACTG, considerando que seriam os comerciantes afetos a esta associação os mais afetados por esta mudança, embora esta pudesse “evitar concentrações durante as três horas em que o comércio poderá funcionar nas manhãs dos próximos dois fins de semana”, conforme foi anunciado pelo governo.

Durante a reunião, defendeu-se, por outro lado, fazer mais sentido o encerramento dos estabelecimentos pelas 15h00 e não às 13h00, como está previsto acontecer.

Pingo Doce anuncia alargamento de horários

Entretanto, a cadeia de supermercados Pingo Doce anunciou que terá um horário de funcionamento alargado durante os dois próximos fins de semana.

As lojas do grupo Jerónimo Martins abrirão a maior parte das suas lojas pelas 06h30, encerrando às 22h00.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?