Será um hino à liberdade com as palavras poéticas de Santos Simões, de Zeca Afonso, de Luís Goes, de Sophia de Mello Breyner, entre outros, declamadas e cantadas por Osmusiké.

Osmusiké, em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, promove o Concerto Sons e Vozes da Liberdade,desde há muitos anos, cantando os poetas e músicos que emprestaram as suas vozes à criação de uma esperança que teve um dia histórico – 25 de abril de 1974.
Este ano, o Concerto Sons e Vozes da Liberdade será um tributo a Joaquim Santos Simões, no centésimo aniversário do seu nascimento, que ocorrerá a 12 de agosto.
Sons e Vozes da Liberdade será, pois, um espetáculo comemorativo da Revolução dos Cravos, porque a Democracia e a Liberdade não são um dado adquirido.
Será um hino à liberdade com as palavras poéticas de Santos Simões, de Zeca Afonso, de Luís Goes, de Sophia de Mello Breyner, entre outros, declamadas e cantadas por Osmusiké com intervenientes de todas as idades, acompanhados pelo seu Ensemble de instrumentistas.
É um concerto de música que também engloba poesia, e realiza-se no dia 22 de abril, no Teatro Jordão, pelas 21.30 horas, com entrada livre, mas que carece de adquirir um bilhete à entrada do Teatro Jordão no próprio dia.