CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM GUIMARÃES PARA DEBATER ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A Conferência Internacional “Alterações Climáticas: Resiliência Local & Cenários Globais” realiza-se esta terça-feira, 16 de outubro, a partir das 09h30, na Black Box da Plataforma das Artes, em Guimarães. O encontro organizado pelo Município de Guimarães, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Laboratório da Paisagem visa promover a consciencialização sobre os impactos territoriais do aumento do nível do mar.

A sessão de abertura contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Maria do Rosário Azevedo, Secretária Executiva da CIM do Ave; Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra; Pimenta Machado, Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Alexandre Tavares, Universidade de Coimbra;  Paulo Cruz, vice-presidente do Laboratório da Paisagem; Ismael Moran, Representante da Programa Interreg Atlântico e Jean François Berthomieu, Association Climatologique de la Moyenne Garonne et du Sud-Ouest.

Agentes-chave em governança, inovação, gestão de risco e alterações climáticas promovem uma discussão multiestrutural e disseminação de boas práticas. Nota de destaque para alguns temas a debater como “Os desafios de adaptar os recursos hídricos, a agricultura e a floresta às alterações climáticas na Europa do Sul e na região Mediterrânica”, por Filipe Duarte Santos (FCUL & Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas).

O tema “Incêndios Florestais em Portugal 2017 no contexto das alterações climáticas” será abordado por Domingos Xavier Viegas (DEM-UC & Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial).

Ao final da manhã, Jean François Berthomieu (Association Climatologique de la Moyenne Garonne et du Sud-Ouest/RiskAquaSoil), realizará uma apresentação sobre “As Alterações Climáticas estão a tornar o clima inimaginável real: Como pode ser proactivo com o Risk-AquaSoil?”.

Entre outras intervenções, da parte da tarde destaque para o tema apresentado por Florent Wieczorek (Chambre d’Agriculture de la Dordogn): “Como analisar e aconselhar o agricultor sobre os riscos económicos relacionados com as alterações climáticas? Teste de uma ferramenta de simulação”.

A abordagem interativa através da criação de grupos de trabalho será focada na disseminação, capitalização e co-criação de diretrizes estratégicas. Esta conferência é parte do projeto Risk AquaSoil.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?