CONSELHO CONSULTIVO DA ESTRUTURA DE MISSÃO REÚNE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Sessão decorre no Laboratório da Paisagem com o objetivo de discutir e analisar a questão dos recursos hídricos em Guimarães.

“Guimarães: Água ou Recursos Hídricos?”. É o tema lançado para discussão na segunda reunião do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão Guimarães 2030, a realizar na sexta-feira, 15 de fevereiro, a partir das 15h00, no Laboratório da Paisagem.

No âmbito da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável, Guimarães 2030, “é essencial que se priorize e se coloque em discussão, através do conselho consultivo, as principais preocupações, prioridades e ideias para proteger e tratar este recurso”. “Para isso, será importante iniciar este processo, estabelecendo para Guimarães a definição das diferentes dimensões dos Recursos Hídricos agregadas naquilo que será o ciclo da água de Guimarães. Como dimensões teremos em análise as águas superficiais, como os rios, as águas subterrâneas, as águas pluviais, os sistemas de captação e de tratamento, bem como a água no contexto da sustentabilidade ambiental, industrial, agroflorestal e territorial, para o bem-estar da comunidade”, lê-se no comunicado do Município.

Estas sessões decorrem do funcionamento da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável Guimarães 2030, cujo Conselho Consultivo está representado por mais de 400 organizações do concelho, aliando o conhecimento científico à gestão do território, com a presença da Universidade do Minho (UM), Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

Para além deste Conselho Consultivo, a Estrutura de Missão contará com um Conselho Especializado composto por equipas multidisciplinares assente na cooperação entre as diferentes instituições em prol do estudo técnico das problemáticas, desenvolvimento de ações/projetos e monitorização do progresso.

Nesta segunda reunião do Conselho Consultivo regista-se a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente, Laboratório da Paisagem e Vimágua. Esta sessão é já um resultado do trabalho que tem sido feito pelo grupo do conselho especializado – recursos hídricos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?