Constituída a 3.ª equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros das Taipas

No passado sábado, dia 25 de fevereiro, decorreu o ato solene de homologação da constituição da terceira EIP – Equipa de Intervenção Permanente, nos Bombeiros Voluntários das Taipas, um evento que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

© Direitos Reservados

Domingos Bragança agradeceu a José Luís Carneiro pela “proximidade com que está no terreno e destacou a importância da intervenção dos Bombeiros Voluntários das Taipas na comunidade em que se insere”. “Há muito trabalho a fazer no modelo colaborativo entre Câmara, Governo e associações humanitárias”, referiu frisando que “é no terreno, numa coordenação com as CIM, e nos Bombeiros que daremos a proteção necessária às nossas pessoas”.

José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, aproveitou o momento para anunciar que em breve terá “boas notícias” para a GNR das Taipas e destacou o “esforço, dedicação e proximidade do presidente da Câmara Municipal, atributos que fazem com que os cidadãos confiem na Câmara Municipal”. O ministro afirmou que o Governo está “comprometido em apoiar as associações humanitárias nas suas responsabilidades, tanto no financiamento como na sua profissionalização”.

Foi ainda destacado o risco dos incêndios florestais e a necessidade de fortalecer e capacitar as forças do Sistema Nacional de Proteção Civil, assim como o facto de estar em curso um processo de progressiva capacitação dos bombeiros voluntários, numa transição gradual para a profissionalização.

Em 2023, serão transferidos 31.270.000€ para as Associações Humanitárias em todo o território nacional, representando um aumento de financiamento permanente para as EIP. No caso das CIM do Ave e do Cávado, entre 2015 e 2022, o aumento registado foi de 86%.

O Governo está a alterar o paradigma do financiamento das Associações para que seja mais regular e em maior quantidade, comprometendo-se em colaborar com os bombeiros para garantir comunidades mais seguras e, dessa forma, mais preparadas para o desenvolvimento.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?