Criar comunidades circulares é o foco da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Guimarães vai assinalar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction) através de uma colaboração entre o município e o Laboratório da Paisagem, com um conjunto de iniciativas, que arranca com um workshop onde os participantes vão aprender a reparar guarda-chuvas estragados.

O principal objetivo da semana é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas sobre esta temática. As ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão para esta temática.

A EWWR irá decorrer entre os dias 20 a 28 de novembro com o tema “Comunidades Circulares”, em que se pretende “alertar para o papel a desempenhar pelas comunidades na partilha e colaboração, que conduza à adoção de novos hábitos mais sustentáveis e na redução da produção de resíduos”.

O programa arranca no dia 22 de novembro com o “Workshop de reparação de Guarda-chuvas”, na Associação Vaca Negra, em Urgezes, no âmbito do projeto Urgezes Circular.

Segue-se, no dia 24, um outro workshop, online, para mostrar os resultados de projetos de investigação na valorização de diferentes tipos de resíduos, que contará com a participação do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.

No dia 26, pelas 10h00, o Laboratório da Paisagem acolherá uma palestra sob o lema “Comunidades Circulares”, onde se dará destaque a vários projetos locais que visam a reutilização de diversos materiais, como são exemplo os projetos Consigo, Restore (CERCIGUI), Bekoffee, ou Urgezes Circular.

No mesmo dia, na junta de freguesia de Urgezes, realiza-se o “Workshop: Impressão 3D e as suas inúmeras possibilidades”, direcionado para aos alunos das escolas de Urgezes, no âmbito do projeto Urgezes Circular.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?