Crise nos Bombeiros das Taipas: Direção apresenta demissão

A demissão da direção da AHBVCT – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, surge na sequência dos protestos do corpo ativo que aconteceram na passada sexta-feira, dia 09 de setembro.

taipas

Em comunicado, a direção dos Bombeiros das Taipas, liderada por Manuel Castro, tornou público esta quinta-feira, dia 15, ter decidido demitir-se. Uma decisão que, pode ler-se, foi deliberada “por unanimidade”, em reunião daquele órgão.

© Direitos reservados

A demissão da direção da AHBVCT – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, surge na sequência dos protestos do corpo ativo que aconteceram na passada sexta-feira, dia 09 de setembro, em que os bombeiros pousaram os capacetes na praça, alegando “falta de diálogo” com a direção e solidariedade com o adjunto Paulo Gomes, que havia pedido a demissão.

Segundo o comunicado enviado ao Mais Guimarães, Paulo Gomes apresentou o seu pedido de demissão a 09 de setembro alegando “problemas de saúde e não qualquer incompatibilidade com a direção”, e que este pedido surgiu dois dias após “o mesmo ter aceite o convite que lhe foi endereçado para assumir o cargo de Comandante.”

A direção diz-se surpreendida pelo episódio de sexta-feira, já que, acrescenta, “o trabalho contínuo desenvolvido entre a direção e o comando jamais fazia prever ou antecipar o protesto realizado pelo corpo ativo”, com os fundamentos elencados no comunicado tornado público na altura.”

A direção alega ainda que, nas “várias reuniões entretanto ocorridas, a falta de respeito evidenciada por alguns (poucos) elementos do corpo ativo em relação à direção”, gerou um “profundo, absoluto e irreversível desgaste”.

No comunicado hoje divulgado, assinado por Manuel Castro, pode ler-se também que a direção “não pode aceitar” a ameaça de passagem à inatividade de dezenas de bombeiros caso a direção se mantenha em funções até ao final do atual mandato, que termina em dezembro de 2022, o que, a acontecer, comprometeria, “por certo, as operações de socorro”.

A direção acrescenta ainda que “a irresponsabilidade de alguns apela ao sentido de responsabilidade da direção.” A direção demissionária manterá a gestão corrente da associação até à tomada de posse da nova direção, “por forma a não ser comprometida, de forma alguma, a normal atividade” da AHBVC

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES