“Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos” é o mote da 2ª edição das Open Call do Bairro C

Teve lugar, esta quinta-feira, no Auditório da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no Campus de Azurém, a apresentação pública das Open Callnas áreas de Arte Pública e Programação Cultural, inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público Bairro C.

 © Direitos reservados

A apresentação contou com a presença do vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, do presidente da Escola de Arquitetura, Arte e Design, Paulo Cruz, da diretora artística do CIAJG, Marta Mestre, e da professora Susana Gaudêncio.

A 2ª edição da Open Call elege como mote “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, sentidos poéticos que convocam quer a diversidade de expressões artísticas que se encontram no CIAJG, objetos e artistas provenientes de geografias e tempos distintos entre si, quer a ideia de que é necessário inventar novos “caminhos” que cruzam a Praça onde o CIAJG está implantado. Em suma, “procuram-se novas e outras formas de encontro que possibilitem habitar a praça de vivências renovadas, inscrevendo-as no quotidiano de quem aí passa de forma singular e crítica”, refere o município em comunicado.

As propostas apresentadas requerem um caráter temporário até seis meses e devem deter-se na especificidade local, do ponto de vista espacial, urbano, arquitetónico, mas também na sua especificidade relacional, social e cultural. Além disso, devem procurar promover a permanência de pessoas no lugar, através de instalações inéditas, concebidas especialmente para o espaço em questão, e devem possibilitar uma prática de encontro e de lazer, enunciando caminhos futuros para a envolvente onde o CIAJG se encontra.

A Open Call direcionada para a área de programação cultural e curadoria destina-se a selecionar duas propostas que ofereçam uma programação inovadora e experimental a realizar-se na praça da Plataforma das Arte e da Criatividade e no próprio CIAJ, na loja/livraria, cafetaria e sala de conferências.

As ações deverão ser pensadas para “dentro” e “fora”, permitindo ao público conhecer não só a praça, mas também o(s) espaço(s) do CIAJG e fruir de ações na área das artes, pensamento, debate, música, participação, mediação, etc.

A entrega de propostas decorre até 15 de junho. A 24 de junho acontece o anúncio das propostas selecionas, seguindo-se em julho e agosto o trabalho de criação e implementação da proposta selecionada.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?