D. AFONSO HENRIQUES TERÁ LUGAR PARA 28 MIL ADEPTOS NOS JOGOS DA LIGA DAS NAÇÕES

O Estádio D. Afonso Henriques será o palco em Guimarães para acolher dois jogos da Fase Final da Liga das Nações. Como explicou Pedro Coelho Lima, vice-presidente do Vitória e Carlos Lucas, da Federação Portuguesa de Futebol, alterações ao estádio para receber um evento desta envergadura são “normais”.

À margem da apresentação da “Operação Liga das Nações”, o vice-presidente vitoriano referiu que as maiores adaptações, exigidas pela UEFA, devem-se à receção dos media. O Estádio D. Afonso Henriques, que tem lotação para 30 mil pessoas, irá ter lugar para 28 mil adeptos nos jogos da Liga da Nações (até agora, estima-se a presença de 20 mil holandeses e oito mil ingleses), visto que está previsto que a comunicação social represente cerca de um milhar de pessoas.

“Temos um conjunto de alterações que são adaptações perfeitamente normais neste tipo de eventos. Não há nenhum estádio que esteja preparado para mais de mil jornalistas. Essas adaptações, que estamos a levar a cabo, são para permitir aquilo que é o maior desígnio da UEFA”, referiu Pedro Coelho Lima, acrescentando que o habitual espaço para imprensa será alargado. “Para quem conhece o estádio, toda aquela zona dos cativos, como aconteceu no Euro, vai ser exclusivamente ocupada por jornalistas. Será ainda alargado aos setores WN e WM. Portanto, metade dos setores da Poente Superior serão ocupados por jornalistas. O próprio parque de estacionamento vai ter zonas de trabalho para os jornalistas. Temos uma infinidade de passagens de carros para as posições de câmaras que vão ser cerca de 18 ou 20, em que normalmente, num jogo cá tem oito. Só para percebermos a dimensão de um evento destes, eles têm câmaras específicas só para filmar o banco de suplentes. É normal que um estádio não esteja preparado para isto”, mencionou.

Pedro Coelho Lima apontou ainda que as outras alterações “não são exclusivas para este evento”, pois já estavam projetadas desde 2014, tendo o Vitória acelerado agora o processo.

Fan Meeting Points (FMP)

A organização da Fase Final da Liga das Nações prevê que 50 mil pessoas passem por Guimarães nos dias dos eventos. Embora apenas haja lugar no D. Afonso Henriques para 28 mil adeptos, espera-se que os ingleses e holandeses assistam aos jogos nas Fan Meeting Points, situadas no Parque da Cidade (holandeses) e Multiusos (ingleses).

Relativamente a estes espaços destinados aos adeptos, sabe-se que o Fan Meeting Point do Parque da Cidade irá funcionar de 05 a 08 de junho (das 12h00 às 24h00) e no dia 09 de junho (das 09h00 às 24h00) e o Fan Meeting Point do Multiusos irá funcionar de 06 e 09 de junho (das 09h00 até uma hora após o final dos jogos a realizar em Guimarães, tendo como limite as 24h00).

Foram também já delineados percursos pedonais para os adeptos, um para os ingleses e outro para os holandeses, para que não se encontrem no caminho. No caso dos holandeses, o percurso entre a estação de comboios e a FMP respetiva é dois quilómetros (25 minutos) percurso entre a FMP e o estádio é de 2,3 quilómetros (30 minutos). Para os ingleses, o percurso entre a estação de comboios e a respetiva FMP é de 1,4 quilómetros (15 minutos) e o percurso entre a FMP e o estádio é de 1,6 quilómetros (16 minutos).

Transportes

Relativamente aos transportes, no dia 06 de junho, na linha Porto – Guimarães, estão definidos 10 comboios especiais, com capacidade para 1000 passageiros cada (total 10 000), de acordo com os horários previamente estipulados pela CP, com paragens em Porto S. Bento e Campanhã, sem dos horários regulares nesta linha. Os horários especiais serão dedicados aos adeptos ingleses, já que para os adeptos holandeses será estabelecida uma ligação entre as duas cidades em autocarro.

No dia 09 de junho, estão planeados dois cenários. Em caso da presença da seleção inglesa no jogo de domingo em Guimarães, estão definidos 8 comboios especiais, com igual capacidade para 1000 passageiros cada (total 8 000), de acordo com os horários a divulgar pela CP. No caso da não presença da seleção inglesa em Guimarães, estarão definidos 2 comboios, de acordo com os horários a divulgar previamente.

Considerando ainda a expetável utilização intensiva do veículo automóvel, autocarros e carros, na deslocação a Guimarães, será instalada sinalização direcional específica a partir das autoestradas A7 e A11, incluindo as mesmas, por forma a garantir o encaminhamento dos adeptos para as referidas Fan Meeting Point. Desta forma, os adeptos ingleses e holandeses serão encaminhados para as portagens da A7 – Guimarães Oeste (Silvares) e Guimarães Sul (Pinheiro), incluindo neste último caso os veículos acreditados pela organização.

Conforme já referido, será estabelecida uma ligação especial entre o Porto e Guimarães em autocarro para os adeptos holandeses, sendo os mesmos encaminhados para a Fan Meeting Point do Parque da Cidade, via A7, Guimarães Sul (Pinheiro).

Condicionamentos ao trânsito

Como já tinha sido noticiado, haverá vários condicionamentos ao trânsito, que já começaram na passada segunda-feira, dia 20 de maio. No entanto, a autarquia anunciou esta quarta-feira que estarão disponíveis parques gratuitos, como é o caso do parque da Universidade do Minho (dia 06 a partir das 17h30 e dia 09 a partir das 09h00), o Campo de S. Mamede ou o Parque da Cooperativa Agrícola de Guimarães (Creixomil).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?