“Dar e Receber” quer enraizamento de práticas de leitura autónomas em crianças de idades precoce
O autor, professor e dramaturgo Paulo César Gonçalves está a tentar implementar o projeto "Dar e Receber" e procura "a intervenção social pelo meio dos livros e do seu imenso potencial".

IMG_1287
O autor, professor e dramaturgo Paulo César Gonçalves está a tentar implementar o projeto “Dar e Receber” e procura “a intervenção social pelo meio dos livros e do seu imenso potencial”.

Numa primeira fase, o objetivo é “implementar um projeto de educação colaborativa, em escolas ou agrupamentos que o queiram acolher, tendo por ideia principal o enraizamento de práticas de leitura autónomas, em crianças de idades precoces”.
“Em vez da imposição de um determinado tema, deixaremos que sejam as crianças a escolherem, mediante as suas aptidões e interesses, que livros querem explorar”, explica em nota adiantando que acreditam “que este é o primeiro passo para a criação de pessoas leitoras (sendo que a leitura passa de um exercício imposto a uma sugestão)”.
A ambição é de que este se torne um projeto aberto a todo o país, em tempo curricular passando para uma segunda fase: a criação de bibliotecas, pelas crianças, em base comunitária.