A iniciativa, que decorreu no sábado, 15 de setembro, teve início às primeiras horas da manhã com as diversas instituições e coletividades da vila das Taipas a participarem na avenida das Associações, onde promoveram a sua atividade. Marcaram presença os Molinhas – Clube de Rope Skipping das Taipas, Clube de Ténis de Mesa das Taipas, CART – Centro de Actividades Recreativas Taipense, Clube Caçadores das Taipas, CNE – Agrupamento N.º 666 Caldas das Taipas, Moto Clube das Taipas, Rotary Club de Caldas das Taipas – Interact, NAT – Núcleo de Atletismo das Taipas, Banda Musical das Caldas das Taipas, Clube de Ténis das Taipas, Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, Taibombar, os ginásios Nokaute e Estúdio 4 e a Escola Canina Dog Force.
Na iniciativa “Sábado Louco”, diversas lojas aderentes apostaram nos saldos e nas ruas do centro da vila não faltou a animação de músicos, grupos de percussão e artistas itinerantes. A praça Dr. João Antunes Guimarães cedeu lugar às crianças e aos insufláveis, pinturas faciais, workshops de magia e balões, e, também no centro da vila, a Casa de Saúde de Guimarães promoveu rastreios de saúde gratuitos para a população. Ainda durante a manhã, dezasseis charretes a cavalo percorreram as ruas da vila e da parte da tarde decorreu a demonstração de deporto canino – Mondioring (obediência e ataque canino) pela Escola Canina Dog Force, a concentração de clássicos e ainda demonstração e experiência de Kendo e Naginata – Esgrima Japonesa pelo Kendo Clube de Braga.
Ao início da noite decorreu o Desfile de Moda Dar Vida à Vila 2018, num cenário preparado pela Quinta Vila Marita e contou com a participação de nove lojas locais, onde não faltaram momentos musicais e de animação protagonizados pela escola de música Palco 21, Mister Roland e Academia Nokaute.