DE GUIMARÃES A RICHEBOURG PARA HOMENAGEAR SOLDADOS VIMARANENSES

Está assinalada a partida simbólica de Abel Cardoso, rumo a Richebourg, em França. O arquiteto vai enfrentar cerca de uma semana e dois dias, viagem de ida e volta, num total de 1500 quilómetros.

“Resolvi associar-me ao Guimarães Marca, houve uma frase que me ficou que foi ‘de Guimarães para o Mundo’. Eu já tenho este projeto, ‘Alma dos Lugares’, há alguns anos mas queria credibilizar mais as coisas e lancei o repto à Câmara. Associamos esta iniciativa de viagem cultural com a questão do desenvolvimento económico do concelho de Guimarães”, revelou Abel Cardoso acerca da viagem.

Mais do que uma mera visita, esta é uma viagem que contempla um outro significado. “A iniciativa tem um tema, faz cem anos da Batalha de La Lys. É um tema para mim importante, estou sempre ligado às questões culturais, sei que estão lá sessenta e muitos soldados de Guimarães, os nomes deles estão cá no cemitério da Atouguia mas os corpos estão em Richebourg. O que resolvemos fazer foi levarmos uma placa de homenagem aos soldados vimaranenses que pereceram há cem anos atrás nessa viagem”, admitiu Abel Cardoso.

Para Ricardo Costa, vereador com competências na área do desenvolvimento económico, esta é uma iniciativa que ajuda a levar Guimarães ao mundo. “Acho que Guimarães Marca estará onde estiver território, onde houver turismo, onde houver promoção de um território. Aquilo que pretendemos com este projeto é levar Guimarães onde existem vimaranenses e, se com tudo isto, pudermos homenagear aqueles que noutros tempos nos defenderam, acho que é fundamental. Isto insere-se na promoção de um território, à semelhança do que temos feito com outras iniciativas”, explicou.

Habituado a estas andanças, Abel Cardoso fez percursos semelhantes por altura da Capital Europeia da Cultura 2012 e da  Cidade Europeia do Desporto 2013, visitando por exemplo Maribor, que foi Capital Europeia da Cultura no mesmo ano que Guimarães. Entre todos os destino visitados, o mais distante foi Petra, na Jordânia, com a duração de um mês.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?