Uma delegação francesa composta por decisores públicos e privados visitou a cidade de Guimarães, ontem, no âmbito de uma cooperação estratégica a definir entre a região de Hauts-de-France (Altos de França) e a região Norte de Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a importância desta cooperação a fim de potenciar a história de Guimarães enquanto território industrial e reforçou a produção de conhecimento através das instituições superiores. Neste encontro marcou ainda presença o Vereador Ricardo Costa, o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e o Cônsul Honorário de Portugal na região dos Hauts-de-France, Bruno Cavaco.
Esta iniciativa foi co-organizada pela CCI Internacional e o Comité France-Portugal Hauts-de-France, com o objetivo de desenvolver cooperações estratégicas entre a Região Norte de Portugal e a Região dos Hauts-de-France, em áreas como os têxteis inovadores e sustentáveis, indústrias criativas, transição digital, indústria 4.0, energias renováveis, inovação automóvel, bluetech, Portos 4.0, e-commerce, entre outras.
As duas regiões partilham laços de memória, nomeadamente no que se refere à participação portuguesa na I Grande Guerra Mundial, onde um grande número de soldados portugueses oriundos do Norte de Portugal perderam a vida. Adicionalmente, a área metropolitana de Lille – capital da região – conta hoje com cerca de 35000 habitantes com dupla nacionalidade, enquanto a cidade de Tourcoing é geminada com Guimarães.
No plano económico, existem cooperações industriais antigas no setor têxtil, e cooperações atuais entre universidades das duas regiões e entre Clusters de Inovação. De destacar ainda a presença de empresas portuguesas, como a Simoldes Plásticos, e o crescente número de startups de luso-descendentes na Euratechnologie – o maior Incubador Francês.