DESCARGAS DE POLUENTES EM AFLUENTES DO RIO AVE

No passado domingo, dia 10, cerca das 13h30 foi detectada uma descarga poluente num pequeno curso de água, em Ponte.

No passado domingo, dia 10, cerca das 13h30 foi detectada uma descarga poluente num pequeno curso de água, em Ponte. A situação foi testemunhada e denunciada pelo candidato à Junta de Freguesia de Ponte, Daniel Salazar.
Na entrevista que deu recentemente ao Mais Guimarães o candidato tinha alertado para o facto de não serem só as descargas industriais a poluírem o rio Ave. “Há ligações de esgotos domésticos ou de pequenos comércios que devem estar a ser feitas directamente nestes afluentes, ou em alguns pontos directamente no rio”, disse-nos na altura o candidato.
Daniel Salazar, um filho da terra que aprendeu a nadar no rio Ave, é particularmente sensível a estas questões, até porque vive muito próximo do rio. O candidato alertou, na altura da entrevista, publicada no número anterior do nosso jornal, para a rotura de uma conduta, em fevereiro deste ano, em que a GNR, depois da denúncia, levou vários dias para se deslocar ao local. Nessa altura a conduta terá levado três meses a reparar.
Relativamente ao local onde agora se verificou a descarga, trata-se de uma ribeira com 500 metros, que em boa parte do seu percurso corre canalizada. “É neste troço em que corre canalizada que nós não sabemos o que se passa”, afirma Daniel Salazar. “No domingo subi o curso de água e verifiquei que estava poluido em profundida ao longo de toda a sua extensão visivél”.
A CDU já tinha procurado chamar a atenção para este assunto, numa iniciativa em que reuniu os candidatos às juntas de freguesia de Ponte e de Caldas das Taipas, numa visita ao local, em que puderam verificar os odores, embora nesse dia não se tenham verificado descargas. Daniel Salazar afirma que esta situação não é constante, “é uma situação que acontece frequentemente, mas não é permanente, por isso, era importante que as autoridades se deslocassem ao local com alguma rapidez quando fazemos a denúncia”. A GNR foi capaz de informar se já foi ao local, por o responsáveis estarem fora em serviço.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES