Nos passados dia 15 e 22 de abril, o Município de Guimarães recebeu o evento Design Lab, que teve como objetivo a construção colaborativa de soluções para o tema “o papel dos técnicos na integração de pessoas refugiadas”. Este evento reuniu pessoas refugiadas, técnicos da Câmara Municipal – Divisão para a Coesão e Desenvolvimento Social – e da Segurança Social, dinamizado pela equipa do ComParte – Fundação Maria Rosa.

Durante o Design Lab, os participantes exploraram diferentes dimensões e desafios da ação dos técnicos, refletindo, de seguida, em soluções criativas. Como resultado do processo, o grupo decidiu criar momentos mensais informais, onde pessoas refugiadas, técnicos e qualquer outra pessoa do município se reúnem num café, jardim ou num outro qualquer espaço público, para conversarem sobre diferentes temas e, principalmente, para se conhecerem.
O evento foi uma iniciativa que o município considera “importante para a promoção da integração social de pessoas refugiadas, uma vez que proporcionou um espaço de diálogo e colaboração entre os refugiados e os técnicos responsáveis pela sua integração”. Com a criação de momentos mensais informais, espera-se “permitir o fortalecimento dos laços sociais entre as diferentes comunidades presentes no município”.
A equipa do ComParte – Fundação Maria Rosa, responsável pela dinamização do Design Lab, afirmou estar “muito satisfeita com os resultados obtidos”.