Dia mundial da Segurança do Doente celebra-se em Guimarães
Com esta iniciativa pretende-se "melhorar a compreensão global da segurança do doente, aumentar o envolvimento público na segurança dos cuidados de saúde e promover ações globais para aumentar a segurança do doente e reduzir os danos ao mesmo".

hospital-barra

A Organização Mundial de Saúde definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Doente. Com esta iniciativa pretende-se “melhorar a compreensão global da segurança do doente, aumentar o envolvimento público na segurança dos cuidados de saúde e promover ações globais para aumentar a segurança do doente e reduzir os danos ao mesmo”, referiu o Hospital de Guimarães em comunicado.
Neste contexto, o Hospital Senhora da Oliveira, em parceria com o Município de Guimarães, associa-se a estas comemorações com a iluminação de cor-de-laranja da muralha da alameda de S. Dâmaso com as inscrições Aqui Nasceu Portugal, de 16 a 18 de setembro. Este gesto simbólico, repetido em alguns países por todo o mundo, “representará um reconhecimento público dos esforços dos profissionais de saúde para fornecer cuidados de saúde seguros todos os dias aos doentes”.