DIMINUIÇÃO NO TETO MÁXIMO DAS PROPINAS É UM “MARCO ABSOLUTAMENTE HISTÓRICO”

A Associação Académica da Universidade do Minho vê com bons olhos a redução do valor máximo das propinas em cerca de 212 euros. Ainda assim, deixa o alerta para as questões de subfinanciamento das instituições e para os custos indiretos suportados pelos alunos.

O Orçamento de Estado para 2019 vai contemplar uma redução do teto máximo das propinas. Os estudantes do ensino superior vão passar a pagar, no máximo, 856 euros.
Pela primeira vez em 16 anos, os estudantes do ensino superior vão ver o valor das propinas baixar. Feitas as contas, serão menos 212 euros em relação ao atual valor máximo permitido pela lei, e que se encontrava congelado há três anos. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), já se manifestou acerca da novidade, através de um comunicado publicado no seu site oficial.

“A direção da Associação Académica da Universidade do Minho encara esta medida como um marco absolutamente histórico para o Ensino Superior, representando um passo fundamental no estabelecimento de uma maior justiça social no acesso e permanência ao Ensino Superior, congratulando a tutela pela vontade política demonstrada”, começou por referir a AAUM.

Esta redução, e tendo em conta o panorama nacional, levará no entanto a uma redução nas receitas das instituições de ensino, na ordem dos 40 a 50 milhões de euros. “Num grave e crónico quadro de subfinanciamento das Instituições de Ensino Superior e do próprio sistema de Ação Social Escolar, de pouco servirá esta alteração se as Universidades forem afetadas por uma redução nos recursos necessários para a garantia da qualidade do ensino ministrado e dos serviços prestado aos estudantes, ou, em contrapartida, recorram forçosamente a outras vias de aumento de receitas próprias, onde os estudantes e as suas famílias se apresentem como os principais financiadores.

Leia o artigo na íntegra na edição desta semana do Mais Guimarães, nas bancas desde quarta-feira.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?