“DO AVESSO”. UMA VISITA AOS RECANTOS DO CENTRO CULTURAL VILA FLOR

 

Em setembro, assinalam-se os 13 anos de vida do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), e o Teatro Oficina, em colaboração com o serviço de Educação e Mediação Cultural, virou o CCVF “Do Avesso” para, juntamente com o público, investigar e desvendar este espaço, percorrendo labirínticos corredores, recônditas oficinas e outras passagens (quase) secretas que abrigam memórias e preservam saberes das pessoas que aqui trabalham.

“Do Avesso” é fazer o percurso inverso que por norma fazemos quando chegamos ao teatro. É ser levado por um grupo inusitado de pessoas que preenchem o quotidiano de uma sala de espetáculos e ir com elas às entranhas do lugar onde a arte acontece. É ver “Do Avesso” este lugar que apenas vislumbramos na distância que compete à plateia.

Nesta visita performativa ao CCVF, vai investiga-se o que se esconde atrás do que está por trás – o que não se vê, o que não está em cena. Uma incursão que nos leva a descobrir onde nos levam os labirínticos corredores, as recônditas oficinas e outras passagens (quase) secretas que abrigam memórias e preservam saberes das pessoas que trabalham neste espaço, cuja magia começa fora do palco, na vida de todos os dias, no delicado labor de quem, com desvelo, prepara momentos tão efémeros quanto singulares.

De acordo com Manuela Ferreira, encenadora,”Do Avesso” “é uma visita guiada performativa aos lugares secretos do Vila Flor e o que ela pretende é mostrar o avesso daquilo que normalmente o público tem acesso. O público tem acesso à plateia nos diferentes auditórios, tem acesso àquilo que é a frente da casa mas poucas vezes tem a oportunidade de espreitar o que é que está por trás, aquilo que são as pessoas que habitam esses lugares por detrás do que é visível e perceber a grande equipa, os diferentes saberes, as diferentes técnicas envolvidas para a criação do espetáculo”. Para a encenadora, o facto desta visita coincidir com a data precisa do aniversário do CCVF “é uma bela coincidência”.

A estreia de “Do Avesso” foi este domingo, dia 16, mas as visitas continuaram esta segunda-feira, 17, e prolongam-se até ao mês de dezembro.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?