Do Natal aos Reis #15: Cuide de Si, aprenda a impor limites
Muitas vezes temos dificuldade em impor limites e em dizer que NÃO. Seja pelo medo da rejeição, medo se estar a ser egoísta, medo de perder alguma coisa, medo do conflito, medo de ficar sozinho, medo de sentir culpa ou remorsos. Podem ser mil e uma as razões!
Muitas vezes temos dificuldade em impor limites e em dizer que NÃO. Seja pelo medo da rejeição, medo se estar a ser egoísta, medo de perder alguma coisa, medo do conflito, medo de ficar sozinho, medo de sentir culpa ou remorsos. Podem ser mil e uma as razões!
Aprender a dizer “não” corretamente não só ajuda a controlar o excesso de trabalho e a gerir melhor o nosso tempo, como também traz outros benefícios, assim como define alguns limites.
Quando aprendemos a dizer “não”, estamos a consolidar a nossa autoestima. Aprendemos a nos defender, a impor os nossos limites e isso cria uma maior força interior. Se aprender a colocar limites saudáveis e disser não quando realmente quer dizer, isso torna-o mais sincero consigo próprio, e dá-lhe maior estabilidade emocional. Torna-se alguém que é respeitado em vez de explorado e isso aprofunda os seus relacionamentos com outras pessoas.
Alguma vez concordou em fazer algo, mesmo que não o queria realmente fazer? Se assim for, então você definitivamente não está sozinho, isso acontece com todos. Ninguém está imune à pressão, às vezes dizemos sim em vez de dizer não e carregamos um fardo nos nossos ombros. Mas em alguns momentos, é necessário saber estabelecer e impor limites.
O stresse excessivo não é saudável e é a causa de muitas doenças. Aprender a dizer não é uma das maneiras mais fáceis de reduzir o stresse.
Para isso deve:
Estabelecer prioridades – É muito importante priorizar as suas próprias tarefas e não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas.
Ser honesto e educado – Usar de empatia, dizer que entende que o outro está a precisar de ajuda e que agradece por ter pensado em si, mas que desta vez não o poderá ajudar.
Controlar a necessidade de agradar – Quando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionar, e de tomarmos decisões que não queremos.
Cuidar de si – É importante que pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo.
Não se sentir culpado – O sentimento de culpa é um grande sabotador. É muito importante controlar esse sentimento quando precisar dizer não. Lembre-se: tem todo direito em recusar algo que não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim a tudo. Saber dizer sim também é importante – É importante desenvolver um equilíbrio e ter critério para não acabar a pender sempre para o mesmo lado.
Desenvolver a sua Inteligência Emocional – Entender as suas emoções e qual o impacto no seu comportamento é extremamente importante para aprender a dizer não e para reconhecer os momentos que é preciso ceder e dizer sim!
“Se compreender a importância de dizer que não, o seu sim terá uma grande relevância!”
Priorize a sua Saúde Psicológica.
Uma parceria Mais Guimarães com Emanuela Lopes, psicóloga clínica e da saúde
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
O Vitória SC não conseguiu alcançar a primeira vitória na Liga Solverde.pt 2024/25, apesar de uma boa exibição no dérbi do Minho contra o SC Braga.
Outubro 14, 2024
A noite do Pinheiro, que se realiza a 29 de novembro, é um dos eventos mais apreciados e emblemáticos da cidade.
Outubro 14, 2024
No sábado, dia 19 de outubro, a Sociedade Musical de Pevidém envolve a comunidade da vila num dia especial de celebração dos 130 anos de fundação da instituilção.