DOMINGOS BRAGANÇA ADMITE QUE LOCALIZAÇÃO DOS DIVERTIMENTOS REUNIU CONSENSO

[Foto:CMG]

No final de reunião de câmara desta quinta-feira, 18 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, nas declarações prestadas à imprensa, fez saber que a escolha da localização para as diversões das Festas Gualterianas deste ano, na Alameda Alfredo Pimenta, vai de encontro ao “máximo denominador comum” que foi possível obter das várias conversas e reuniões havidas com um número significativo de instituições do concelho de Guimarães. “A Alameda Alfredo Pimenta foi o local que reuniu maior consenso para a colocação das diversões, permitindo criar um eixo que liga essa parte da cidade até à Igreja de São Gualter. Sabemos que em qualquer local que escolhamos vamos criar sempre inconvenientes de diversa ordem, mas estou convencido que esta escolha vai ser do agrado da maioria”, referiu.

Domingos Bragança destacou que a preocupação em promover a ligação entre a Igreja de São Gualter e a Alameda Alfredo Pimenta, ainda que com a impossibilidade de utilizar a Rua de Paio Galvão por ser estreita e por ter muito trânsito, responde a uma vontade dos vimaranenses em voltarem a ver as Festas no centro da cidade. “Sabemos que há locais que outrora eram ocupados e que, fruto do crescimento da cidade, já não podem ser utilizados, como é o caso do antigo terreiro de São Francisco, mas tivemos a preocupação de programar atividades para esse espaço”, disse. O Presidente da Câmara referia-se concretamente a uma peça de teatro que recorre à história popular do nascimento das Festas da Cidade e Gualterianas e que, com um modelo itinerante, acontecerá no Largo de São Francisco.

Para o Presidente da Câmara, é necessário reforçar a ideia de que as Festas da Cidade e Gualterianas valem por toda a sua programação cultural e simbólica, ligada à religiosidade e cultura popular, sendo a componente das diversões importante, mas apenas uma parte. “Este ano estamos convictos que conseguiremos recuperar a afetividade que sempre esteve ligada às Festas Gualterianas, embora conscientes das modificações que devem ter em conta uma nova realidade”, frisou.

Para a oposição a localização mais adequada seria o regresso dos divertimentos ao Parque das Hortas, assumindo, ainda assim, que esta poderá não ser uma má opção.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?