Domingos Bragança anuncia nova candidatura a Capital Verde Europeia
Foi na tarde desta quinta-feira, 05 de outubro, em Tallinn, na Estónia, anunciado que Vilnius, capital da Lituânia, será a Capital Verde Europeia em 2025.
Na corrida ao galardão estava Guimarães e Graz, cidade austríaca, que foram finalistas nesta candidatura a Capital Verde Europeia 2025. Esta foi a segunda vez que Guimarães se candidatou a esta distinção e não venceu. Em 2017, com a candidatura a CVE de 2020, viu o título ser atribuído a Lisboa.
Ao final da tarde de hoje, e após o anúncio de Vilnius como vencedora para 2025, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, reiterou “a aposta no caminho da sustentabilidade e da neutralidade carbónica”.
Mostrando-se “orgulhoso com as mudanças que já foram conseguidas no território, e que sabemos terão impacto positivo no futuro”, o edil vimaranense diz que “manteremos todo o empenho e força rumo a uma nova candidatura, já no próximo ano, para 2026. Como vimos hoje, na declaração final do júri, Guimarães tem feito um caminho exemplar e inspirador para a Europa. Continuaremos a trabalhar para uma cidade e para um mundo cada vez mais baseado nos valores da ecologia”, disse Domingos Bragança.
Num comunicado enviado às redações, o presidente da câmara municipal dá os parabéns a toda a equipa, liderada pela vice-presidente Adelina Pinto, que elaborou todo o processo de candidatura, e a toda a delegação que defendeu Guimarães perante o júri, mostrando-se confiante no sucesso da nova candidatura.
Em representação de Guimarães, o edil dá também os parabéns a Vilnius, que “certamente será uma inspiração para todas as cidades europeias”.
Se a nova candidatura for bem sucedida, e Guimarães conquistar esse título para 2026, Domingos Bragança já não será o presidente da câmara municipal nessa altura. Com a limitação de mandatos em vigor, o atual presidente deixará o cargo no último trimestre de 2025.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.