Domingos Bragança anuncia nova candidatura a Capital Verde Europeia
Foi na tarde desta quinta-feira, 05 de outubro, em Tallinn, na Estónia, anunciado que Vilnius, capital da Lituânia, será a Capital Verde Europeia em 2025.

Na corrida ao galardão estava Guimarães e Graz, cidade austríaca, que foram finalistas nesta candidatura a Capital Verde Europeia 2025. Esta foi a segunda vez que Guimarães se candidatou a esta distinção e não venceu. Em 2017, com a candidatura a CVE de 2020, viu o título ser atribuído a Lisboa.
Ao final da tarde de hoje, e após o anúncio de Vilnius como vencedora para 2025, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, reiterou “a aposta no caminho da sustentabilidade e da neutralidade carbónica”.
Mostrando-se “orgulhoso com as mudanças que já foram conseguidas no território, e que sabemos terão impacto positivo no futuro”, o edil vimaranense diz que “manteremos todo o empenho e força rumo a uma nova candidatura, já no próximo ano, para 2026. Como vimos hoje, na declaração final do júri, Guimarães tem feito um caminho exemplar e inspirador para a Europa. Continuaremos a trabalhar para uma cidade e para um mundo cada vez mais baseado nos valores da ecologia”, disse Domingos Bragança.
Num comunicado enviado às redações, o presidente da câmara municipal dá os parabéns a toda a equipa, liderada pela vice-presidente Adelina Pinto, que elaborou todo o processo de candidatura, e a toda a delegação que defendeu Guimarães perante o júri, mostrando-se confiante no sucesso da nova candidatura.
Em representação de Guimarães, o edil dá também os parabéns a Vilnius, que “certamente será uma inspiração para todas as cidades europeias”.
Se a nova candidatura for bem sucedida, e Guimarães conquistar esse título para 2026, Domingos Bragança já não será o presidente da câmara municipal nessa altura. Com a limitação de mandatos em vigor, o atual presidente deixará o cargo no último trimestre de 2025.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.