MINISTRO DA CULTURA GARANTE APOIO A GUIMARÃES

Já há apoios para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa e para a Casa das Artes do Porto.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães garantiu esta manhã, em reunião do executivo, que o Ministro da Cultura vai conceder apoios ao município, depois deste ter sido Capital Europeia da Cultura 2012. Domingos Bragança reuniu a semana passada com o ministro e trouxe a certeza de que o apoio chegará em 2017.

O assunto foi levantado na reunião camarária por Ricardo Araújo, do PSD. No período antes da ordem do dia, o vereador relembrou que “já passou tempo suficiente para se ver em concreto qual o valor previsto para Guimarães em 2017, no Orçamento do Estado.”

Domingos Bragança disse apenas que o “apoio está garantido” e avançou que Ministro da Cultura está a estudar esta questão com o grupo parlamentar. Para o próximo ano há duas opções: ou a verba é atribuída a nível excecional, integrada no orçamento do Estado, ou incluirá o orçamento do Ministério da Cultura. O autarca vimaranense relembrou que o debate do orçamento do Estado ainda decorre na especialidade e por isso só no final é que o assunto poderá ser abordado. O edil espera que o apoio passe a ser regular já a partir de 2018.

Na reunião, o executivo aprovou por maioria, com duas abstenções do PSD e sem o voto de Monteiro de Castro, da CDU, uma proposta de utilidade pública e posse administrativa de vários edifícios, para se poder avançar com a construção do Parque de Camões. Aprovaram-se ainda por maioria as propostas de integração do município na Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas e a participação de Guimarães nas Redes Internacionais, entre outras.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?