Domingos Bragança: elenco municipal “estará ao serviço de Guimarães”

Decorreu na manhã deste sábado, 16 de outubro, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, a tomada de posse dos órgãos do Município de Guimarães para o mandato 2021-2025.

A Câmara Municipal de Guimarães continuará presidida por Domingos Bragança, e integrará os seguintes vereadores, que esta manhã tomaram também posse: Adelina Paula Pinto, Paulo Lopes Silva, Paula Oliveira, Nelson Felgueiras, Sofia Ferreira e Ana Berkeley Cotter, eleitos pelo partido socialista, e Bruno Fernandes, Ricardo Araújo, Vânia Dias da Silva e Hugo Ribeiro, em representação da Coligação Juntos Por Guimarães (PSD-CDS/PP)

Foto: Cláudia Sampaio/Mais Guimarães

No discurso após a tomada de posse, Domingos Bragança, reeleito presidente da Câmara Municipal, fez uma referência aos últimos oito anos, período em que exerceu essas funções, considerando que os seus executivos e os vimaranenses escalaram “coletivamente montanhas a que nos propusemos com determinação”,  e com um “conjunto de propostas transformadoras para Guimarães e para as suas gentes”.

Domingos Bragança realçou que, em 2013, aquando da sua primeira eleição como presidente da câmara, uma das suas preocupações foi “governar para todos” e que isso ficou atestado pelas realização de “fóruns e debates de recolha de ideias com a sociedade. Não foi apenas uma discussão interna. Foi uma discussão que trouxe olhares externos, mais distanciados, que nos pudessem dar uma outra perspetiva de como Guimarães poderia ser ainda mais um território onde é bom viver”, disse o edil vimaranense..

“Não há memória de maior investimento fora do centro da cidade, do que aquele que foi efetuado nestes últimos 8 anos. Esta é uma boa marca dos meus mandatos a qual continuarei a densificar”.

Domingos Bragança

Presidente da Câmara Municipal aponta “novos caminhos para o futuro”

Quando chegarmos ao final do mandato que agora se inicia, Domingos Bragança diz que “não estaremos a falar do fim de um ciclo, mas antes a falar de uma cidade e de um território detentores de um conjunto de concretizações para que novos caminhos sejam trilhados”.

O presidente, reconduzido no cargo, adiantou que serão três as “dimensões basilares” da “proposta de futuro” que tem para Guimarães, e que se baseiam na Educação, Cultura e Ciência.

Estas apostas, “decisivas para uma economia cada vez mais forte e abrangente, capaz de possibilitar a integração dos jovens, aproveitando as suas diversas qualificações. Uma economia que incorpore as dimensões da criatividade, da ética, da ecologia, e da responsabilidade social”.

No seu discurso, Domingos Bragança destacou a instalação, no Teatro Jordão e Garagem Avenida, da Escola de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e do Conservatório de Música de Guimarães,também do alargamento da área classificada como Património Cultural da Humanidade, integrando a Zona de Couros, do Instituto Cidade de Guimarães se prepara para “ser a sede do maior centro de investigação em medicina regenerativa da Europa”, e ainda do supercomputador Deucalion, recentemente instalado no Avepark.

Referenciou a criação da Academia de Transformação Digital, a instalar na Fábrica do Alto, em Pevidém, uma infraestrutura que se dedicará à “conversão ou reconversão de competências profissionais, adaptando-as às necessidades do tecido empresarial”, do Curso de Engenharia Aeroespacial, a instalar na Fábrica do Arquinho, na Caldeiroa, e também da instalação da Escola-Hotel do IPCA, na Quinta do Costeado.

Foto: Cláudia Sampaio/Mais Guimarães

Edil quer promover a “proximidade com afeto

Domingos Bragança fala “não uma proximidade que se finge que se tem, mas que é realmente sentida. Uma proximidade que se mostrou decisiva durante os momentos mais difíceis que atravessámos recentemente, enquanto coletivo”. O edil reiterou, deste período, que, para ele, “não há vimaranenses de primeira e vimaranenses de segunda.

No seu discurso lembrou os “contínuos apoios sociais para a população mais vulnerável”, e os “esforços que envidaremos para que em todas as freguesias uma IPSS possa prestar serviços de creche, apoio domiciliário, centro de convívio, centro de dia e lar”.

Apontou também para a “promoção da eficiência energética dos edifícios do património imobiliário municipal, e, através do programa 1º direito, já protocolado com o Governo, reabilitaremos os prédios públicos do IRHU e proporcionaremos o apoio ao arrendamento para famílias carenciadas”. O futuro na habitação em Guimarães que passará também pelas “alterações ao Plano Diretor Municipal que se mostrem necessárias para a criação de bolsas de construção de habitação em todas as Vilas e Freguesias”.

Bragança lembrou ainda as “soluções de construção a custos controlados, que obedeçam a um caderno de encargos específico, e que permita a aquisição de habitação às famílias com rendimentos moderados”.

Já quanto ao Transporte Público de Passageiros, Bragança destacou a nova concessão de transportes, que entrará em funcionamento no próximo ano, e que, segundo o edil “levará o transporte a todo o concelho, com mais qualidade e de forma mais descarbonizada”. Neste aspeto adiantou também que “junto do Governo, pugnaremos pela criação do Eixo Ferroviário de ligação à futura Estação de Alta Velocidade, aproximando, desta vez fisicamente, Guimarães da Europa. Um desafio a que convocamos todos”.

Foto: Cláudia Sampaio/Mais Guimarães

Um território “ambientalmente sustentável”

O presidente da Câmara Municipal, falou de “desenvolvimento ambientalmente sustentável” e que o executivo dará continuidade ao “Ecossistema de Governança Guimarães 2030, adotando políticas de sustentabilidade ambiental e neutralidade carbónica, com vista à submissão de uma nova candidatura a Capital Verde Europeia”.

A terminar, Domingos Bragança lembrou que se apresentou ao sufrágio dos vimaranenses com 30 compromissos, e que “são esses os compromissos que nos vinculam nos próximos 4 anos, e que dão continuidade à visão estratégica que tem sabido merecer a aprovação dos vimaranenses”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?