Domingos Bragança esteve presente na cimeira Portugal Mobi Summit

Na tarde desta quarta-feira, 20 de outubro, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, participou no painel “Descarbonizar as Cidades”, juntamente com os presidentes das câmaras de Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Matosinhos e Cascais, tendo apresentado as medidas e os projetos de Guimarães para a sustentabilidade ambiental.

Numa altura em que o atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte Europa, lança o desafio para que 100 cidades europeias se tornem neutras carbonicamente, Domingos Bragança realçou o “caminho de sustentabilidade que Guimarães começou a trilhar em 2013”, apontando exemplos como o processo que levou à candidatura da cidade a Capital Verde Europeia 2020, o sistema de governança Guimarães 2030 para o desenvolvimento sustentável, a criação das Brigadas Verdes no concelho, o programa de educação ambiental Pegadas e a nova concessão de transportes públicos.

Num painel moderado por Catarina Selada, diretora do City Lab do CEiiA, Domingos Bragança teve ainda a oportunidade para “reforçar o compromisso de Guimarães na área da descarbonização”. Referiu o crescimento do Campus da Universidade do Minho como sendo “um importante parceiro para o desenvolvimento da ciência e caminho para mitigação dos problemas associados à sustentabilidade”. Lançou ainda desafios aos autarcas do Quadrilátero Urbano, nomeadamente a criação de corredores para condução autónoma e semiautónoma e o aproveitamento inteligente da atual via férrea, com base em sistemas de Inteligência Artificial.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?