Domingos Bragança fala sobre a possível ligação por metro entre Guimarães e Braga

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães reuniu na quarta-feira, 29 de julho, com o Ministro da Economia e destacou o apoio de Pedro Siza Vieira para o projeto de ligação do metro de superfície entre Guimarães e Braga, à semelhança do apoio já manifestado pelo Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, aquando a liderança de Domingos Bragança no Quadrilátero Urbano.




“Temos dois Ministros a favor desta mobilidade de futuro, que trabalhámos há uns anos. Agora temos condições económicas através do Fundo da Comissão Europeia e contempla este projeto de mobilidade”, salientou o presidente da Câmara de Guimarães, à margem da visita do ministro da Economia à empresa AMF Shoes, em Tabuadelo, num dia dedicado à indústria do calçado. Domingos Bragança realçou o diálogo com o seu homólogo de Braga, Ricardo Rio, no sentido de potenciar o plano de mobilidade para a região “para um forte território”. Deu conta ainda que este processo de mobilidade poderá ser orientado por António Cunha, através do Gabinete de Transição Económica.

Domingos Bragança considera que a região do Quadrilátero Urbano (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães) tem condições para se tornar numa grande região “para rivalizar com a área Metropolitana do Porto e até à Área Metropolitana de Lisboa”, destacando que nesta área encontram-se três concelhos que estão no topo dos mais exportadores. O presidente da Câmara de Guimarães vincou que “este é o momento para dar passos no processo da mobilidade integrada para a região”, lembrando que foi um dos pontos referenciados por António Costa Silva no plano de recuperação económica para o país.

O ministro da Economia esteve em Guimarães acompanhado pelo secretário de Estado adjunto e da Economia João Neves, destacando o apoio do Governo para a recuperação da indústria do calçado. A empresa AMF Shoes é uma das maiores empresas europeias de produção de calçado de segurança e foi apontada como um exemplo de inovação, com necessidade de apoios diferentes para responder a novos desafios.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?