Domingos Bragança lamenta o falecimento de Nikolov
O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, manifestou profundo pesar pela morte de Dimitar Nikolov, personalidade incontornável do andebol local e antigo embaixador de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto em 2013.

© CMG
Natural da Bulgária, Nikolov chegou a Portugal como jogador, mas foi como treinador que mais se destacou, “deixando uma marca indelével no Desportivo Francisco de Holanda, estrutura que viria a dar origem ao atual Clube Desportivo Xico Andebol. O seu empenho na formação e desenvolvimento da modalidade tornou-o uma referência para várias gerações de atletas”.
Durante o ano de 2013, em que Guimarães foi distinguida como Cidade Europeia do Desporto, Dimitar Nikolov desempenhou um papel de relevo, colaborando ativamente na organização do Torneio Internacional de Andebol e promovendo a prática desportiva junto da comunidade. “A sua dedicação valeu-lhe o reconhecimento como verdadeiro embaixador do desporto vimaranense”.
Nos últimos anos, Nikolov dedicou-se também às artes plásticas, tendo realizado em 2022 a exposição de pintura “Perfeitamente Imperfeito”, na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião. Dimitar Nikolov faleceu na madrugada deste domingo, 25 de maio, aos 68 anos. “A sua perda é sentida por todos os que com ele privaram, num percurso marcado pela generosidade, talento e paixão pelo desporto”.
Domingos Bragança destacou o seu contributo “valioso e inesquecível” para o andebol e para a promoção do desporto em Guimarães, endereçando à família e amigos as mais sentidas condolências.