DOMINGOS BRAGANÇA PEDE “MUITA PACIÊNCIA” AOS VIMARANENSES PARA 2020
Domingos Bragança disse esperar que todas as obras previstas se realizem ao longo do ano que se avizinha, não excluindo a hipótese de “uma ou outra atrasar”.
Domingos Bragança disse esperar que todas as obras previstas se realizem ao longo do ano que se avizinha, não excluindo a hipótese de “uma ou outra atrasar”.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães pede, para este Natal, “muita paciência” a todos os vimaranenses. É que 2020 será um ano de “muitas obras nos espaços públicos, nomeadamente na rede viária” — e isso trará um “grande incómodo” para o quotidiano dos cidadãos.
No final da reunião de câmara da segunda-feira passada, Domingos Bragança disse esperar que todas as obras previstas se realizem ao longo do ano que se avizinha, não excluindo a hipótese de “uma ou outra atrasar”. Entre as empreitadas previstas, destaca-se o desnivelamento do nó de Silvares, que aguarda o visto do Tribunal de Contas e cujo início está previsto “para o primeiro trimestre do ano”. “Sem o visto, a Infraestruturas de Portugal [IP] não pode avançar”, explicou, acrescentando que, apesar de a obra ser uma “reivindicação da câmara” e representar “a primeira fase da via do AvePark”, quem “liderou o processo” foi a empresa pública. O município contribuiu com 20% do valor total, sendo que “cerca de 80%” vêm da IP.
Para além do desnivelamento do nó de Silvares, Domingos Bragança fez ainda menção a outras obras que dificultarão o normal decorrer do dia-a-dia na via pública, especialmente naquela freguesia. A essa obra junta-se a via de ligação de Reboto a Mouril, através da construção de uma “plataforma da via, passeio e ciclovia, bem como ligações aos arruamentos existentes, faixas ajardinadas de proteção e enquadramento”, como se lê no Despacho n.º 9449/2019, publicado em Diário da República.
Ainda em Silvares, espera-se o início da ligação da rotunda de Mouril até Pinheiro Manso “por detrás da igreja de Silvares”. Há ainda empreitadas previstas para Campelos, o que dificultará o acesso à autoestrada. Depois, conte-se ainda a obra da estrada que liga Fermentões a Atães, bem como na rua D. João I, rua da Caldeiroa e rua Padre António Caldas. Sem interferir tanto na via pública, a intervenção na zona da Torre da Alfândega também entra nos planos para 2020.
Domingos Bragança espera ainda que se iniciem os trabalhos de ligação entre a rotunda da estação e a rua António Costa Guimarães, por detrás da estação ferroviária e as vias de acesso entre a avenida D. Afonso Henriques e a rua do Colégio Militar. As intervenções na rede viária municipal representam boa parte dos investimentos previstos no Orçamento para 2020, que tem o valor de mais de 116.500 milhões de euros.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.